Arquitetura do Acolhimento e Espaços Funerários – Entenda Essa Relação

O luto é, de longe, um dos momentos em que todo o carinho e dedicação podem parecer insuficientes. Mas, a hora da despedida, em que o sofrimento está presente de maneira mais urgente, pode se tornar um pouco mais tranquila se ocorrer em um espaço que leva em consideração a arquitetura do acolhimento.

E é exatamente isso que o Grupo Zelo preza. Paz, conforto e amparo na hora da despedida.

Ao passar dos anos, o Grupo Zelo tem mudado também a sua estrutura para que um dos diferenciais dos seus serviços seja sua experiência enquanto se despede de amigos e entes queridos.

Quer entender um pouco mais sobre como isso é possível e o que é arquitetura do acolhimento no setor funerário? Continue a leitura!

O que é arquitetura do acolhimento?

O Grupo Zelo vem expandindo e inaugurando novos memoriais e unidades em diversas cidades brasileiras. O padrão entre elas é a Arquitetura do Acolhimento, que segue uma estrutura única com memoriais pensados em quem precisa ser acolhido e confortado no momento de luto.

Ou seja, quando falamos em arquitetura do acolhimento estamos falando de um conjunto de medidas – de estrutura, iluminação, divisão do espaço, entre outras – que podem ser tomadas por nós, empresa funerária, para tornar o espaço mais acolhedor.

A arquitetura do acolhimento não é um conceito que se aplica somente a espaços funerários comos os nossos, mas se expande a uma série de espaços, privados ou de uso público, em que trazer a sensação de acolhimento é algo indispensável.

Dentre toda a arquitetura trabalhada nos memoriais e unidades, o Grupo Zelo optou por uma iluminação aconchegante, serviços alimentícios de qualidade, salas de cerimônia especialmente preparadas e uma arquitetura única.

A ideia é de fato acolher todos os que precisam, com elementos que influenciam no bem-estar físico e emocional de todos os envolvidos.

Confira os detalhes abaixo.

Iluminação

Arquitetura do acolhimento também passa pelo projeto de iluminação do espaço. Pesquisas e estudos revelam que luzes quentes (amarelas) trazem mais conforto para a maioria das pessoas. Com uma iluminação sofisticada, luzes quentes para trazer mais conforto e um ambiente bastante iluminado, as unidades do Grupo Zelo prezam pelo acolhimento.

A intenção é fazer com que você se sinta em casa, em família e, assim, tenha um sentimento mais forte e verdadeiro de que você não está sozinho em uma situação difícil.

Serviço de alimentação

Pensar no momento de luto é pensar também que, muitas vezes, esquecemos de prestar atenção em nós mesmos e nas nossas necessidades fisiológicas. Durante o momento da perda é importante nos alimentarmos para que tenhamos força o suficiente para passar por este momento.

O Grupo Zelo oferece, em todos os seus planos funerários, o serviço de alimentação, no qual você e sua família podem desfrutar de alimentos saudáveis.

Lembre-se: cuidar de você no momento de luto é a nossa missão.

Sala de cerimônia

A nossa sala de cerimônia oferece toda a estrutura necessária para a despedida final. Um ambiente amplo, com todo o aparato necessário para uma cerimônia digna que o seu ente querido merece, prestando as devidas homenagens.

Na sala de cerimônia é possível ambientar-se e desfrutar de um ambiente tranquilo, onde a arquitetura do acolhimento ajuda na criação de um espaço que transmite a paz que todos merecemos na hora do adeus.

Arquitetura do acolhimento

Com uma arquitetura moderna, as unidades do Grupo Zelo visam o bem-estar e o conforto das pessoas que precisam de tranquilidade.

As instalações procuram criar uma relação de amor pela vida, com espaços amplos que proporcionam conforto não apenas físico, mas também emocional. 

Por que é importante ter um plano funerário?

Muitas pessoas ainda se perguntam o porquê da importância de ter um plano funerário.

Apesar de ser uma tendência que aumenta a cada ano, a contratação de serviços funerários pode ainda não ser compreendida suficientemente, principalmente, pelo tabu do assunto morte.

Isso porque muitas pessoas ainda não gostam de falar sobre esse assunto que é tão importante e que, se fosse discutido de forma mais livre evitaria vários transtornos como o desespero no momento da perda.

O plano funerário vem para trazer calma e segurança para esse momento tão difícil. É por meio dele que as pessoas poderão se preocupar com o que realmente importa: se despedir da pessoa querida.

Ter um plano funerário é uma prova de amor. É assim que você garante que seus familiares e amigos não precisarão se preocupar com burocracias e gastos inesperados nesse momento que já é tão difícil.

Quais as vantagens do plano funerário do Grupo Zelo

Dentre as vantagens do plano funerário do Grupo Zelo estão:

  • Atendimento 24 horas;
  • Ornamentação completa do ambiente;
  • Ornamentação completa do corpo com tanatopraxia e necromaquiagem;
  • Coroa de flores, decoração do ambiente e equipe de cerimonial;
  • Translado intermunicipal, caso seja necessário;
  • Possibilidade de escolha por cremação e, com isso, disponibilização de diversas urnas;
  • Escolha de caixões;
  • Kit lanche disponibilizado durante toda a cerimônia de despedida;
  • Programa de benefícios da Du Benefícios.

O Grupo Zelo trabalha com diferentes tipos de planos funerários:

Plano individual

Esse tipo de plano é uma modalidade com cobertura individual, mas a possibilidade inclusão de dependentes por um valor mínimo. O plano se torna vantajoso pois o valor dos dependentes são bem abaixo do valor cobrado por um plano convencional.

Plano Família

No plano família os dependentes primários já estão incluídos como cônjuge, pais, sogros e filhos. Ainda é possível acrescentar outros dependentes, o que também pode ser bastante vantajoso.

Plano Pets

O seu amigo pet também merece um tratamento diferenciado na hora do adeus. Por isso, o Grupo Zelo disponibiliza um plano funerário exclusivo para eles.

Com o plano é possível incluir até três animais de até 10 anos e o Grupo Zelo ainda oferece uma condição especial. O tutor pode escolher pela cremação do animal e utilizar as cinzas para o plantio de árvore.

Com isso, é possível ressignificar a perda, tornando seu amiguinho parte do meio ambiente!

Avalie a empresa de plano funerário antes de contratar

Um ponto importante é avaliar a empresa antes de contratar um plano funerário. Lembre-se que é preciso ter segurança na hora da contratação já que, um dia, você precisará utilizá-la.

Por isso, alguns pontos são essenciais ao se avaliar a empresa como:

  • Se está de acordo com a Lei 13.261;
  • Tempo de mercado;
  • Experiência em planos funerários;
  • Serviços oferecidos;
  • Atendimento prestado e qualidade do serviço;
  • Se oferece traslado do corpo sem custos extras;
  • Cláusulas contratuais.

Avaliando todos os pontos, você terá certeza de que sua contratação foi correta. O Grupo Zelo, por exemplo, oferece serviço de qualidade e experiência de mercado.

Para saber mais, entre em contato com o nosso atendimento ou acesse nosso site. Você ainda pode conferir o nosso blog com conteúdos gratuitos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima