Cerimônias de despedida são muito importantes para vivenciar o luto e assimilar não apenas a perda, mas a necessidade de encerrar um ciclo e se preparar para o início de outro.
Ao redor do mundo, é possível perceber uma série de formas de lidar com a morte. Várias delas são muito diferentes dos nossos hábitos no Brasil — e podem até mesmo gerar estranhamento — mas são muito importantes.
Estudando sobre o assunto, é possível lidar melhor com um dos maiores tabus em toda a humanidade e, com isso, viver a vida de forma mais feliz, intensa e sempre com muita gratidão.
Neste post você vai conferir as cerimônias de despedida na cultura mexicana, chinesa, africana e alemã.
Além disso, também entender um pouco mais sobre o funeral e o luto em diferentes religiões, como católica, evangélica, judaica e mais.
O mais importante é compreender o valor da despedida para cada uma delas. Boa leitura!
Cerimônias de despedida na cultura mexicana
O Dia de Los Muertos é uma das festas mexicanas mais icônicas e é celebrada no mundo inteiro. Ela reflete como é a cerimônia de despedida nessa cultura, que envolve, sobretudo, a memória de quem partiu e a celebração pela vida.
Há pelo menos 3 mil anos, o povo mexicano homenageia seus entes queridos que se foram com muita música, comidas gostosas e lembranças positivas. A decoração, cheia de caveirinhas decoradas, também é muito famosa.
Acredita-se que aqueles que já se foram retornam ao mundo para ficar um pouquinho mais perto de sua família e amigos.
Por mais que a data seja relacionada à morte, o celebrado é a vida! Por isso, as decorações, música e comidas sempre remetem aos gostos e desejos daqueles que se foram.
Cerimônias de despedida na cultura chinesa
As cerimônias podem durar até 7 dias, e as pessoas presentes nos velórios usam roupas de diferentes tonalidades, de acordo com o seu relacionamento com quem faleceu. Os filhos e filhas usam preto ou branco e netos optam por vestimentas na cor azul, por exemplo.
Viver mais de 80 anos é considerado como algo extremamente positivo, então, as cerimônias contêm ainda mais celebração por todos os anos de vida daquela pessoa que se foi.
O anúncio do falecimento é feito em forma de convites, geralmente, na cor branca. No caso daqueles que se foram após os 80 anos, o convite pode ser na cor rosa.
Até mesmo o velório muda muito de acordo com as causas da morte. Se a pessoa faleceu em casa, a cerimônia é em casa. Se o indivíduo faleceu fora da residência, o velório é feito no jardim.
Leia também: Carpideira – Conheça a História das Profissionais Contratadas Para Chorar em Velórios
Cerimônias de despedida na cultura alemã
Já na Alemanha, a perda de um ente querido exige um longo ritual, que pode variar de dois dias a duas semanas de duração.
Isso acontece porque dependendo do estado federativo, há um máximo de 10 dias para realizar o sepultamento e até quatro semanas em caso de cremação. Ou seja, o funeral não acontece de imediato, muito menos é organizado às pressas.
A despedida fúnebre alemã inicia quando a família envia um cartão de aviso sobre o falecimento do parente, informando o local da cerimônia e do enterro ou da cremação.
Também é comum que a família receba cartões de condolências das pessoas presentes no velório, inclusive acompanhados de dinheiro para ajudar com os gastos do funeral.
Após o sepultamento, os familiares e amigos costumam participar de uma celebração fúnebre, chamada de Leichenschmaus ou Trauerkaffee, esta que quer dizer “café fúnebre” e consiste em ir para um restaurante ou algum lugar para comer.
Cerimônias de despedida em diferentes religiões
Como deu para perceber, as cerimônias de despedida são diferentes em muitas culturas. Diante disso, é comum que as religiões também abordem esse momento de formas distintas.
Confira características das cerimônias de despedida em algumas religiões:
Cristianismo
O Cristianismo aborda tanto a religião católica quanto a evangélica, pois creem no mesmo salvador, Jesus Cristo, e Deus, seu pai.
Normalmente, o funeral acontece 24 horas após o falecimento. Em ambas as religiões, familiares e amigos costumam fazer orações juntos. Porém, existem algumas diferenças.
O Catolicismo utiliza itens religiosos como ornamentação e também para orações durante o velório, como crucifixos, imagens de santos e velas, por exemplo. Já o evangelismo não.
Outra celebração comum para os católicos que os evangélicos não realizam é a Missa de Sétimo Dia.
Judaísmo
No Judaísmo, a preparação do corpo é chamada de “tahara” e consiste em banhar o falecido com água morna, ato considerado como purificação.
Antes do funeral, os membros da família do falecido rasgam um pedaço de suas próprias roupas como símbolo do luto.
Algumas famílias possuem a tradição de fazer várias paradas com o caixão até o enterro, em diferentes locais, para mostrar uma dificuldade em se despedir do ente querido.
Por fim, o “shivá” representa um período de luto durante 7 dias em que a família fica sem fazer atividades comerciais ou de lazer.
Candomblé
O Candomblé é uma religião de matriz africana, mas considerada afro-brasileira, pois seus valores misturou-se com o Catolicismo na época da escravidão africana no Brasil.
O ritual mais conhecido chama-se “Axexe”, quando os familiares preparam o corpo para separar o espírito da matéria.
No velório, músicas são tocadas para que os ancestrais recebam o novo espírito. Por fim, o corpo é sepultado.
Respeito acima de tudo
O luto é extremamente individual, ou seja, além de cada pessoa reagir de maneira diferente, cada cultura e religião possui a sua forma de se despedir, como você viu aqui neste post.
Para muitos pode ser estranho, mas para quem está realizando as cerimônias de despedida faz parte do processo e isso precisa ser respeitado.
Por exemplo, se você é católico, provavelmente não gostaria que te tratassem mal por ir a uma Missa de Sétimo Dia, certo?
Então, o respeito deve prevalecer acima de tudo, seja pela questão cultural e religiosa em si, mas principalmente em respeito à morte de alguém.
Se você gostou deste conteúdo, te convidamos a entender a importância nos rituais que homenageiam a partida de entes queridos.
Despedir das pessoas que ama com carinho
O momento da partida sempre vai ser acompanhado de dor e saudade. Mas, a cerimônia de despedida ajuda muito para enfrentar as dificuldades com o luto, assim como prestar as homenagens que a pessoa que se foi merece.
Por isso, ter apoio profissional nessas horas é essencial. Afinal, pode ser um momento bonito e emblemático, sem que você passe pelas dificuldades e burocracias que envolvem esse cenário.
Para isso, você pode contar com os planos funerários do Grupo Zelo. Com cobertura nacional, você e toda a família estão sempre bem-amparados. Pode escolher pelas homenagens que preferir, com tudo incluso no plano.
Conte com o Grupo Zelo e transforme o momento mais difícil em uma celebração à vida!