Significado das Flores e Floriografia: Como Acertar na Escolha

significado das flores

As flores são sempre muito bem-vindas, seja em um presente, em um casamento ou em homenagem a um ente querido que partiu. Mas você sabe qual o significado das flores e como usá-las da melhor maneira?

Algumas flores estão ligadas ao romance e à paixão, outras ao luto… Outras a celebrações! Mas, acredite, elas possuem muitos outros significados. Inclusive, algumas delas têm conotações bem negativas, por isso é importante escolher bem antes de presentear alguém.

Cada tipo de flor transmite um sentimento diferente, seja pela sua espécie, cor, em um buquê ou sozinha. Com isso, tanto a pessoa que recebe se emociona de uma forma única quanto quem presenteia transmite intenções diferentes a depender do tipo de flor escolhida.

Sabendo disso, vamos ajudar você a acertar na sua escolha e entregar a mensagem que realmente deseja. Aqui você vai conferir o significado de rosas, lírios, tulipas e muito mais!

Floriografia: a linguagem e o significado das flores

Não foi à toa que as flores possuem significados diferentes, ou seja, não foi do nada que alguém começou a dar sentido a cada tipo de flor.

A floriografia é uma área que estuda o significado das flores e toda a simbologia que envolve esse tema da botânica.

Os estudos sobre o significado das flores ganharam força, principalmente, na Era Vitoriana, durante o reinado da rainha Vitória, que aconteceu entre 1837 e 1901.

Mas o primeiro dicionário de floriografia que se tem conhecimento foi lançado em 1818, na França, intitulado “Le Langage de Fleurs” (A Linguagem das Flores, em tradução livre), escrito por Charlotte de La Tour.

Já um dos livros mais conhecidos sobre o significado das flores, de mesmo título do francês citado acima, agora na versão inglês, “The Language of Flowers”, foi publicado em 1884. O livro escrito e ilustrado por Kate Greenaway é reimpresso até os dias de hoje.

É interessante saber que, antigamente, as pessoas usavam as flores para se comunicar em segredo. Com essas tradições e os estudos da floriografia, chegamos a um amplo significado das flores.

10 flores para presentear e homenagear e seus significados

Utilizando como base a floriografia e outras tradições, vamos listar aqui 10 flores para você dar de presente ou homenagear alguém que você ama.

1. Rosa vermelha

significado da rosa vermelha

Provavelmente, a rosa vermelha é o tipo de flor mais comum e mais escolhida para presentes. O significado da rosa é comumente a representação da paixão, amor e romance; perfeita para o Dia dos Namorados, aniversário de namoro ou casamento, ou fazer uma surpresa à pessoa amada.

Entretanto, a rosa vermelha não representa apenas o amor entre um casal, ou seja, ela também é um ótimo presente para dar a um amigo ou parente.

Uma rosa vermelha sozinha pode significar paixão em um primeiro encontro, enquanto um buquê de rosas vermelhas significa um amor duradouro.

2. Lírio

Os lírios são flores alegres e brilhantes, dificilmente será uma má escolha de presente e a pessoa irá gostar bastante. O lírio possui diferentes espécies e cores, resultando em conotações distintas em muitas culturas.

Confira o significado do lírio de acordo com algumas de suas cores:

  • Branco: pureza
  • Rosa: prosperidade
  • Amarelo: gratidão
  • Laranja: orgulho

3. Girassol

significado do girassol

Com suas grandes pétalas amarelas, os girassóis são conhecidos por transmitirem felicidade, alegria e positividade.

Como o girassol acompanha a posição do sol, essa flor também representa a vida e a luz que ilumina o nosso dia a dia.

4. Margarida

As margaridas são flores de pétalas brancas e centro amarelado. A margarida costuma representar pureza, bondade, sensibilidade e paz.

A margarida é bastante utilizada para compor coroa de flores em homenagens ou velórios de crianças e adolescentes.

5. Tulipa vermelha

A tulipa vermelha, assim como as rosas vermelhas, representam o amor. Entretanto, elas têm um significado ainda mais profundo, pois simbolizam o amor verdadeiro e eterno, ou seja, o amor da sua vida.

Por isso, é uma declaração de amor genuína em forma de flor que carrega bastante significado.

6. Astromélia

A astromélia é considerada uma flor exótica pelas suas cores e formatos diferentes. Também, ela representa o forte vínculo entre duas pessoas e é conhecida como a “flor da amizade”.

Portanto, a astromélia simboliza união verdadeira, gratidão e saudade.

7. Orquídea

significado da orquídea

O significado das flores vai muito além da beleza e a orquídea é a prova viva disso. As orquídeas simbolizam uma beleza rara e delicada, mas não é só isso.

Além disso, essa planta era uma das preferidas dos antigos gregos para mostrar masculinidade. Hoje em dia, no entanto, estão associadas mais à beleza feminina e ao desejo.

8. Íris

Batizada com o mesmo nome da mensageira dos deuses olímpicos, a deusa Íris, essa flor simboliza sabedoria, coragem e fé, além de ter uma aparência luxuosa.

Portanto, é definitivamente um elogio receber uma Íris ou um buquê de presente.

9. Rosa branca

A rosa branca tem um significado de pureza, paz, respeito e espiritualidade devido a sua cor.

Em diferentes religiões, a rosa branca é utilizada para simbolizar o sagrado, o sentimento essencial e a pureza espiritual.

10. Copo-de-leite

O copo-de-leite é um dos tipos de flores mais delicados dessa lista, transmite tranquilidade, elegância e delicadeza.

O copo-de-leite é utilizado em diversas ocasiões, desde casamentos até velórios, pois simbolizam prosperidade, iluminação espiritual e felicidade.

Além do significado das flores… Quais as mais perfumadas

Agora que você sabe o significado das flores e sabe escolher o presente perfeito para cada ocasião, por que não conhecer aquelas que têm os melhores perfumes?

Quem recebe de presente ou é homenageado com uma flor vive uma verdadeira experiência, pois além da beleza e do significado, também sente o seu aroma.

Os perfumes são tão envolventes que passam a sensação de bem-estar, não é à toa que muitos produtos de limpeza, velas e incensos imitam os cheiros de diversas flores.

Confira uma lista de flores perfumadas:

  • Rosas em geral
  • Lavanda
  • Manacá-de-cheiro
  • Álisso
  • Madressilva
  • Peônias
  • Jasmim
  • Dama-da-noite
  • Maravilha
  • Cravo

Algumas dessas flores não são esteticamente bonitas, ou seja, se for dar de presente para alguém, a pessoa pode estranhar. Por isso, vale destacar a presença de um perfume único.

Agora você sabe como escolher a flor certa para dar de presente ou fazer uma homenagem, certo? Esperamos ter ajudado! Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir outros posts no Blog do Grupo Zelo. Você também pode encontrar a gente nas nossas redes sociais! Estamos no TikTokFacebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima