As Fases do Luto: Depressão

Você está familiarizado com as fases do luto? Este é o quinto de uma série de 6 artigos do Blog do Grupo Zelo sobre as fases do luto. Hoje falamos da quarta fase do luto: a depressão.

É comum não saber lidar com a morte. Assim como ninguém sabe como o luto vai se manifestar e as pessoas vão seguir com a perda.

A depressão, como fase do luto, trata-se de um dos estágios mais visíveis, mas também um dos mais preocupantes. Vamos juntos conferir os detalhes?

O que é o luto e por que são cinco fases?

O que é chamado de luto nada mais é que um estado emocional e mental. Ele tem início a partir de uma ruptura de relações, um forte vínculo de amor que foi rompido. É o caso de quando alguém que se ama se vai. A despedida final pode resultar em um período de enfrentamento da dor pela perda e é exatamente esse processo que conhecemos como luto.

A partir de pesquisas, entendeu-se que esse processo pode ter até cinco estágios, comumente chamados de cinco fases do luto. A pessoa que lida com a perda pode passar por apenas algumas das etapas ou por todas elas.

A primeira fase é a de negação, seguida por raiva, barganha, depressão e a aceitação. Quem sugeriu essa teoria foi a psiquiatra suíça Elisabeth Kübler-Ross, após acompanhar centenas de casos de falecimento e a reação das pessoas.

As fases do luto: depressão

Quando falamos da depressão como fase do luto, não estamos necessariamente falando sobre a doença relacionada à saúde mental.

Nesse caso, a depressão é uma onda de tristeza, isolamento, choros intensos e frequentes, além de reflexões sobre a gigantesca falta que o ente querido irá fazer daqui para frente. Ou seja, estamos falando de um estado que pode ser lido e entendido como depressivo, não da depressão maior – que é a doença.

É um dos estágios mais vividos pelas pessoas que perdem alguém. Afinal, é uma demonstração que chega a ser física sobre as dores, angústias e preocupações.

Com o tempo, todos esses sentimentos ficam mais amenos. Aos poucos, a dor é substituída apenas pela saudade. Mas, cada pessoa tem seu próprio tempo e seus limites.

No entanto, é fundamental ficar atento. Dependendo do indivíduo que está vivendo o luto e sua relação com o momento, a fase pode se prolongar e virar algo maior, se manifestando em depressão como patologia.

Como passar pela fase de depressão do luto?

Se expressar é fundamental para passar pelo luto, seja em qualquer fase que a pessoa estiver. Ao vocalizar os sentimentos, eles podem ser melhor entendidos e processados.

No caso de quem está no estágio de depressão, isso é ainda mais importante, de modo que não vire uma depressão silenciosa e perigosa, evoluindo com doença.

Nessa fase, são necessárias muitas conversas e intervenções daqueles que estão à sua volta. Chore, grite, extravase com o momento. Não é fácil, mas em breve será possível se sentir melhor. Tenha paciência consigo mesmo ou com quem está passando por isso.

Busque apoio daqueles que ama, tente seguir com sua rotina, procure seus passatempos favoritos. E o essencial: peça ajuda. Você não precisa passar por nada sozinho. A família e os amigos com certeza apoiaram como pude e, se for preciso, você também pode contar com ajuda profissional. Pedir por auxílio é uma das maiores demonstrações de força.

Confira os outros artigos que fazem parte desta série sobre As Fases do Luto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima