O Que Acontece Com as Redes Sociais de Quem Morreu – e O Que Fazer

O Que Acontece Com as Redes Sociais de Quem Morreu

O que acontece com as redes sociais de quem morreu? E como fechar essas contas se não possui as senhas para gerenciar os perfis do falecido? Hoje falamos sobre o que acontece com as redes sociais de quem morreu e como transformar essas contas em homenagem ou encerrá-las.

Essas são questões cada vez mais comuns em nossas vidas, visto que hoje todas as pessoas, inclusive as mais velhas, possuem pelo menos uma rede social.

Neste texto, vamos mostrar como se deve proceder nesses casos e quais as outras alternativas possíveis para as redes sociais de pessoas que morreram. Siga com a gente!

O que acontece com as redes sociais de quem morreu?

Sem nenhum familiar ou amigo do falecido tomar alguma atitude (como veremos a seguir), não acontece nada. A conta seguirá ativa e sem atualizações.

O que posso fazer com as redes sociais do falecido?

O luto é sempre um momento delicado e há, sempre, muitos procedimentos a serem feitos, como os trâmites de velório e enterro. Mas o que fazer com as redes sociais?

Há, hoje, três alternativas possíveis para as redes sociais de um falecido. Vamos a elas:

Solicitar à rede que encerre a conta

Hoje, quase todas as redes sociais possuem meios para atender a essa solicitação. Primeiramente, é preciso que um familiar ou amigo próximo acione o suporte dessa rede e comprove o falecimento do ente querido, bem como o parentesco, por meio de documentos como identidade e certidão de óbito.

Sendo realizado esse procedimento, é possível realizar a exclusão da conta. Há redes, como o Pinterest, que não exclui o perfil. Facebook e Instagram excluem imediatamente e no Twitter e no Google há um prazo maior após a comprovação, de seis meses e nove meses, respectivamente.

Homenagem póstuma

Outra opção disponível é transformar a conta em uma espécie de memorial. Essa alternativa é oferecida pelo Facebook, Instagram e LinkedIn e o processo é parecido com a solicitação de encerramento da conta. É preciso comprovar a ligação com o falecido e a morte dele. Depois, pedir que o perfil se torne uma conta memorial.

Realizadas todas essas etapas e comprovada a morte, a rede social realiza a alteração e a frase “Em memória de” ou a palavra “memorial” aparecerá ao lado do nome, no perfil do falecido. A partir daí, o perfil fica congelado e protegido, como um memorial à pessoa que se foi.

Conta com contato herdeiro

A última funcionalidade é colocar a conta com um contato herdeiro. Para essa opção, é preciso que o dono do perfil esteja vivo e escolha uma pessoa para gerenciar o seu perfil em caso de morte.

A conta com contato herdeiro está disponível no Facebook e Google e, para ativá-la, é preciso acessar as configurações e o gerenciamento das redes.

No Facebook, o contato herdeiro não tem acesso total à conta, não recebe as informações de login, mas poderá fixar publicações no mural, aceitar ou recusar amizades e alterar fotos do perfil e de capa.

O Facebook explica que:

“Os contatos herdeiros podem:

Gerenciar uma conta transformada em memorial.

Escrever uma publicação fixada para o perfil transformado em memorial.

Responder a novas solicitações de amizade.

Atualizar a foto do perfil e a foto da capa da conta transformada em memorial.

Os contatos herdeiros não podem:

Entrar na conta transformada em memorial.

Remover ou editar publicações anteriores.

Ler mensagens.

Remover amigos.”

No Google, o titular escolhe quem vai herdar a conta e define um período de inatividade para que a outra pessoa possa gerenciar sua rede. Outra opção para o titular é excluir a conta e, nesse caso, o contato herdeiro poderá entrar para fazer o download dos arquivos antes da data definida para a exclusão.

Por fim, o TikTok, rede social que mais cresceu nos últimos anos, não oferece opções específicas de memorial ou contato herdeiro.

Quem deve informar o falecimento?

Uma dúvida frequente no caso de falecimento de um ente querido é a quem fica a responsabilidade de procurar as redes sociais para informar a morte de alguém.

As redes pedem que um parente ou um amigo próximo possa acionar as redes para avisar sobre a morte de uma pessoa que possui um perfil. Para tanto, há um formulário a ser preenchido em que se deve constar o nome da pessoa no perfil, a data do falecimento e um anexo do atestado de óbito.

A partir daí, há uma análise da rede e posteriormente o perfil será transformado em memorial.

Como apagar o perfil do falecido?

Se o desejo dos familiares ou amigos for deletar o perfil e não torná-lo um memorial, é possível solicitar a exclusão da conta em algumas redes.

No Facebook, LinkedIn e no Instagram, é necessário preencher um relatório mais detalhado, informando o e-mail usado pela pessoa falecida nas redes, além da data de morte e o nome de quem está solicitando a remoção.

Já no Twitter, há uma política de deletar, após um período, contas inativas; mas também é possível avisar à rede, que também solicita o preenchimento de um formulário para análise do pedido.

O TikTok, por sua vez, não oferece um caminho específico para entender o que acontece com a rede social de quem morreu. A opção é entrar em contato com o suporte da rede social.

É possível fazer download do conteúdo das redes?

Se você é um contato herdeiro, pode baixar os arquivos públicos que o falecido publicou, mas não é possível baixar informações privadas como trocas de mensagens, por exemplo.

Se não é um contato herdeiro mas quer fazer o download do conteúdo, é mais complicado. O Facebook, por exemplo, solicita uma ordem judicial e é necessário o preenchimento de um relatório, anexando certidão de óbito, cópias de documentos que comprovem grau de parentesco, além de dados do falecido.

Tranquilidade nos momentos mais difíceis

Na hora da morte de um ente querido há sempre muita dor, tristeza e também alguns procedimentos burocráticos a realizar, dos quais não podemos fugir, como encerrar contas em bancos e dar baixa em documentos e redes sociais, além, claro, dos cuidados com o velório e o enterro.

Nós do Grupo Zelo trabalhamos para que, nos momentos mais difíceis, você possa se preocupar com o que realmente importa: viver o luto e estar com aqueles que você ama. Se você tem interesse em entender como funciona e o que um plano funerário pode fazer por você e sua família, confira o nosso site e converse conosco.

Por isso, busque um de nossos planos funerários e tenha mais tempo para seus familiares e amigos neste momento tão difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima