Qual o Significado de Epitáfio (e qual mensagem você quer deixar para a eternidade)?

Se você pudesse deixar uma – apenas uma – mensagem para eternidade, qual seria? Qual seria sua mensagem para a eternidade? Suas últimas palavras? Outra maneira de fazer a mesma pergunta é dizer: qual seria o seu epitáfio?

Neste artigo você confere o significado e etimologia da palavra epitáfio, um pouco da história dessa tradição e também alguns dos epitáfios mais famosos do mundo. Vamos lá?

Qual o significado de epitáfio?

A palavra epitáfio tem origem no grego. “Epi” significa “sobre” ou “acima”, enquanto “taphos” quer dizer “túmulo”. Ou seja, “sobre o túmulo”. 

Na nossa cultura é o nome que se dá às mensagens escritas nas lápides daqueles que partiram. Um epitáfio pode ser uma citação famosa, uma frase sua, um versículo bíblico, uma citação famosa ou, em outros casos, uma homenagem escolhida por uma ṕessoa próxima àquela que morreu.

O mais comum, no entanto, é o uso de epitáfios mais simples, escolhidos pelos familiares da pessoa falecida. Frases como “pai e esposo amado…” ou “mãe, esposa e amiga…” são, hoje, o tipo de epitáfio mais encontrado nos cemitérios.

Epitáfios são populares? Qual a história por trás?

Os registros mais antigos de mensagens escritas sobre túmulos, sepulturas e afins são, realmente, muito antigos! As inscrições são comuns desde o Egito Antigo! Ou seja, milhares de anos antes de Cristo.

Essa tradição também aparece em sepulturas da Grécia Antiga e dos Romanos e se manteve durante toda a Idade Média. Durante este período, mais recente, manteve-se a tradição romana e os epitáfios eram, normalmente, escritos em latim (não na língua local). No entanto, ter um epitáfio não era algo acessível e, na maioria das vezes, era restrito aos nobres e membros da Igreja.

“Aqui descansa [nome da pessoa]…” e “descanse em paz” são dois exemplos de inscrições comuns na Idade Média e nos primeiros séculos seguintes.  

Epitáfio, Titãs

Além disso, a palavra é especialmente popular entre nós brasileiros graças à música Epitáfio da banda Titãs:

“Devia ter complicado menos

Trabalhado menos

Ter visto o Sol se pôr

Devia ter me importado menos

Com problemas pequenos

Ter morrido de amor”

Crédito: Letras

A canção, lançada em 2002 e trilha da novela Desejos de Mulher, se dá da perspectiva de alguém que lamenta pelas oportunidades perdidas da sua vida enquanto canta o seu epitáfio, ou seja, a sua mensagem após a morte.

“Isso é tudo, pessoal!” – Veja alguns epitáfios famosos

Então, já sabemos que as mensagens inscritas nas lápides da maioria das pessoas são homenagens de familiares, versículos bíblicos ou mensagens bonitas de descanso… Mas nem todo mundo fica satisfeito com este tipo de epitáfio.

Muitos epitáfios ficaram famosos ao longo da história por sua originalidade e, muitas vezes, pelo humor! Isto é tão comum que nos EUA foi publicado um livro inteiro apenas para registrar epitáfios engraçadinhos. A obra se chama “Grave Humor: Funny, Ironic, and Ridiculous Tombstones” (algo como ‘Humor na Cova: Lápides Engraçadas, Irônicas e Ridículas”).

Confira também: Arte Tumular / Arte Funerária: Tipos, Estilos e Fotos

Epitáfios famosos

Você pode nunca ter ouvido falar de Mel Blanc, mas provavelmente conhece o trabalho do ator americano. Ele foi a voz original de Pernalonga, Patolino, Gaguinho e outros personagens da chamada “Era de Ouro” dos desenhos animados da Warner Bros. A famosa turma da Looney Tunes!

Na sua lápide, Blanc pediu que fosse colocada a mais famosa das frases gravadas em sua: “That ‘s All Folks” – “isso é tudo, pessoal!” no Brasil – a frase de despedida do personagem Gaguinho ao final de cada episódio.

Entre os muitos epitáfios que ganharam fama ao longo da história temos grandes frases ditas em vida pela pessoa e muitas outras que foram escolhidas, especificamente, para serem seus epitáfios. 

  • “Vá embora – estou dormindo” | Joan Hackett, atriz de cinema americana
  • “Eu avisei que estava doente” | Spike Milligan, ator e comediante irlandês
  • Quando forem para casa, falem de nós e digam-nos; pelo amanhã de vocês, demos o nosso hoje” | Epitáfio coletivo para os soldados aliados ingleses, indianos e nepaleses mortos na Batalha de Kohima, atual Índia, na Segunda Guerra Mundial.
epitáfio da batalha de kohima
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/18/Kohima_memorial.jpeg
@CC-BY-SA-4.0
  • “Nós precisamos saber, nós iremos saber” | David Hilbert, matemático alemão
  • “Livres, enfim. Livres, enfim. Agradecemos a Deus, todo poderoso, somos livres, enfim” | Martin Luther King Jr., parte do seu famoso discurso “Eu tenho um sonho”.
epitáfio de martin luther king jr
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/73/Tomb_of_Martin_Luther_King_Jr._and_Coretta_Scott_King_4.jpg
@CC-BY-SA-4.0

Baixe grátis o livro “7 Dicas Para Enfrentar a Dor da Perda” com entrevista exclusiva com a psicóloga Jane Teodoro, especialista em terapia do luto!

E se você chegou até aqui, que tal um presente? É só clicar na imagem abaixo e baixar grátis o livro “7 Dicas Para Enfrentar a Dor da Perda”. Não tem segredo nem pegadinha. É um ebook produzido em parceria do Grupo Zelo com a psicólogoca Jane Teodoro, especialista em terapia do luto, para você baixar e ler gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima