Confira os 11 Cemitérios Mais Famosos do Mundo

Para muitos, o cemitério pode ser um ambiente triste. Mas, nem sempre é assim. Vamos fazer uma viagem pelos cemitérios mais famosos do mundo e entender os porquês de serem locais que atraem turistas e passeios?

Em alguns casos, é devido à história e arquitetura desses locais, ganhando a atenção do público. Por outros, por abrigar os corpos de pessoas famosas, recebem muitos visitantes, já que é uma forma de o fã prestar homenagem para quem já se foi.

Neste artigo, vamos fazer uma viagem por 11 dos cemitérios mais famosos do mundo. Então, vamos lá?

11 cemitérios mais famosos do mundo

Ficou curioso para saber quais são os cemitérios mais famosos do mundo? Separamos uma lista muito interessante para você. Confira:

1. Cemitério de São João Batista, Rio de Janeiro, Brasil

cemitério são joão batista

Via Wikimedia | CC BY-SA 4.0

O cemitério mais famoso do Brasil fica localizado no Rio de Janeiro e foi inaugurado em 1852. O cemitério de São João Batista foi o primeiro da América Latina a ter um mapa virtual que pode ser acessado pelo Google Street View.

O local possui túmulos, de fato, impressionantes e é cercado pela linda paisagem do Rio de Janeiro.

Algumas personalidades estão enterradas no Cemitério de São João Batista: Carmen Miranda, Machado de Assis, Cazuza, Tom Jobim, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Santos Dumont e sete ex-presidentes do Brasil. O maior cemitério do Brasil, por outro lado, é o Cemitério da Vila Formosa, na cidade de São Paulo.

2. Cemitério da Recoleta, Buenos Aires, Argentina

Via Wikimedia | CC BY-SA 4.0

Recoleta é realmente um local com uma monumental e diferente arquitetura. O cemitério possui estátuas gigantes de mármore, catacumbas e mausoléus e está localizado em um bairro de classe alta da capital argentina. Tudo isso, então, fez de “la Recoleta” um ponto turístico famoso e quase obrigatório da capital argentina.

O cemitério da Recoleta foi inaugurado em 1822 e conta com visitas guiadas, além de tours especializados. É o cemitério da América Latina mais visitado por turistas anualmente.

Algumas personalidades estão enterradas no Cemitério da Recoleta: Eva Perón, Silvina Ocampo e Carlos Saavedra Lamas.

3. Cementerio General, Santiago, Chile

Um dos maiores da América Latina, o Cemitério General foi inaugurado em 1821 e possui grandiosos túmulos, belas estátuas e uma entrada de tirar o fôlego.

A maioria dos ex-presidentes chilenos estão enterrados lá.

4. Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra

Impossível falar nos cemitérios mais famosos do mundo e não falar da Abadia de Westminster. 

Algumas das personalidades mais famosas do mundo estão enterradas em Abadia de Westminster, que não é apenas um cemitério. A igreja foi fundada no século X e é conhecida pelos sepultamentos de toda a monarquia inglesa.

Possui uma arquitetura deslumbrante e pode ser vista de vários pontos da cidade.

Algumas personalidades enterradas na Abadia de Westminster: Reis e rainhas ingleses, Charles Darwin e Isaac Newton.

5. Highgate Cemetery, Londres, Inglaterra

Para quem gosta do lado sombrio dos cemitérios, o Highgate Cemetery pode ser um local muito bem-vindo para visitação. Ele é conhecido por ser, supostamente, um dos cemitérios assombrados ao redor do mundo e existem diversas lendas em torno dele.

E essa característica não fica apenas pelas lendas. O Highgate Cemetery é gigante e as filas de tumbas são tomadas pela vegetação local, além de gatos pretos espalhados por toda parte.

Algumas personalidades enterradas na Highgate Cemetery: Karl Marx, José Carlos Rodrigues e Douglas Adams.

6. Zentralfriedhof, Viena, Áustria

Zentralfriedhof é um dos maiores cemitérios do mundo, abriga cerca de três milhões de corpos e, por causa do seu tamanho, possui até uma linha de ônibus própria, para facilitar a locomoção dos visitantes.

Algumas personalidades enterradas em Zentralfriedhof: Beethoven, Johann Strauss, Brahms e Fraz Schubert.

7. Père Lachaise, Paris, França

Olivier Bruchez via Flickr | CC BY-SA 2.0 DEED

Em Paris, o Père Lachaise é um cemitério que abriga mais de um milhão de corpos.

Sua arquitetura magnífica em meio a muito verde mistura o urbano com a natureza e, assim, faz deste cemitério um local muito visitado e bastante famoso.

Também, o local acabou por se tornar lugar de pregrinação de pessoas de fé espírita em todo o mundo. Afinal, é lá que está enterrado Allan Kardec, o “codificador” do espiritismo. A seleção de famosos que estão tendo o descanso eternos por lá, no entanto, é muito mais longa. É justo dizer que nenhuma outra necrópole no mundo é o local de descanso de tantas figuras históricas. Especialmente das artes.

Em quesito de túmulos dos famosos poucas necrópoles do mundo concorrem com o Père Lachaise. Algumas personalidades enterradas em Père Lachaise: Jim Morrison, Frédéric Chopin, Jean de La Fontaine, Oscar Wilde, Edith Piaf, Honoré de Balzac, Richard Wright, Marcel Proust e Alice B. Toklas.

8. St. Louis, Nova Orleans, EUA

A arquitetura do St. Louis é um pouco diferente. O enterro é feito em pequenas casas, e não diretamente no chão, como na maioria dos cemitérios. Por isso, ao passear por St. Louis, é possível imaginar que se está caminhando por uma rua com várias residências.

9. Hollywood Forever, Los Angeles, EUA

Via Wikimedia | CC BY-SA 4.0

Pelo nome já é possível imaginar qual o cemitério escolhido para enterrar as celebridades de Hollywood. O cemitério Hollywood Forever foi fundado em 1899 e tem uma arquitetura linda, com muito verde, estátuas e lagos.

É claro que esse é um passeio interessante para quem visita a cidade do cinema, mas para garantir uma vaga (eterna) no local é preciso desembolsar uma alta quantia em dinheiro, algo que pode chegar até 89 mil reais.

Entre os famosos que lá descansam temos as lenda do punk rock Johnny (estátua anexa a seu túmulo na foto) e DeeDee Ramone, cineastas como John Huston e Cecil B. DeMille, a atriz Janet Gaynor e muitos outros que marcaram a história das 

10. Cemitério Nacional de Arlington, Washington D.C., EUA

Ainda nos EUA o cemitério que abriga mais de 400 mil corpos de soldados é considerado um dos mais importantes do país, se tornando em um dos principais pontos de atenção turística na capital norte-americano e um dos cemitérios mais famosos do mundo. É, também, considerado o maior cemitério dos Estados Unidos da América.

Este é um tradicional cemitério militar e que é bastante procurado por turistas. Além disso, é o maior cemitério da América.

Algumas personalidades enterradas no Cemitério Nacional de Arlington: o ex-presidente americano John Kennedy, todos os astronautas da nave Challenger, os corpos de três soldados não-identificados que são guardados por uma Guarda de Honra do exército.

11. San Michele, Veneza, Itália

Imaginem um lugar tranquilo, que emana paz. O cemitério San Michele, localizado em Veneza, é muito procurado por turistas e até por quem vive nas redondezas.

San Michele fica localizado em uma ilha apelidada de “ilha dos mortos”.

Algumas personalidades enterradas em San Michele: Joseph Brodsky, Ezra Pound e Igor Stravinsky.

Leia Também | Cemitério Vertical: Saiba o Que é e Quais São as Vantagens Desse Modelo

E qual o Maior Cemitério do Mundo?

Já quando o assunto é ser o maior cemitério do mundo, segundo o Guinness World Records, o título vai para o Wadi al-Salam, na cidade Najaf, Iraque.

A área do cemitério é estimada em 917 hectares e estima-se que 5 milhões de corpos estão seupultados por lá.

maior cemitério do mundo

A importância da escolha do cemitério

É muito importante que a escolha do cemitério seja feita com cautela. Afinal, é ali que o corpo do ente querido irá repousar e é esse o local de referência que você terá todas as vezes que quiser visitá-lo.

Então, contar com um plano funerário pode ajudar na escolha do cemitério nesses momentos. O Grupo Zelo, por exemplo, conta com os mais importantes cemitérios do Brasil, além de um serviço de qualidade e excelência no apoio à toda a família durante esse momento tão difícil. Você pode conhecer mais sobre o nosso serviço e o que um plano funerário pode fazer por você clicando aqui.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os cemitérios mais famosos do mundo? Nos conte nos comentários qual o cemitério mais bonito que você já conheceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima