Qual a Diferença Entre Plano Funerário, Assistência Funerária e Seguro Funeral?

Você sabe a diferença entre plano funerário, assistência funerária e seguro funeral?

Se você ainda não tiver nenhum tipo de serviço de proteção funerária e decidir fazer uma pesquisa, é possível que acabe bastante confuso.

“plano funerário”

“assistência funerária”

“assistência funeral”

“plano de assistência funerária”

“plano de assistência funeral”

“seguro funeral”

“auxílio funeral”

“seguro de garantia funeral”

Estes são 8 termos diferentes que encontramos em uma pesquisa rápida no Google. Eles aparecem nos sites de diferentes grupos funerários (como a gente do Grupo Zelo!), funerárias, bancos e seguradoras.

Mas, afinal, qual a diferença entre plano funerário, assistência funerária e seguro funeral e todos esses demais termos? Ou são apenas diversas maneiras de se referir ao mesmo serviço? Vem com a gente e entenda.

Plano funerário e plano de assistência funerária

Estes são os dois termos que nós usamos aqui no Grupo Zelo. São, também, os dois que aparecem com mais frequência nos sites e anúncios das empresas. Em geral, eles se referem ao mesmo serviço, o famoso plano funerário.

Neste serviço, você paga um certo valor por mês à empresa prestadora e, normalmente, você e seus dependentes passam a estar cobertos pelo plano.

Em caso de óbito de qualquer uma das pessoas seguradas, existe uma série de serviços que devem ser garantidos pela empresa prestadora sem que nenhum valor extra seja cobrado.

Aqui no Grupo Zelo, por exemplo, nossos planos funerários / planos de assistência funerária incluem:

  • Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • Ornamentação completa do velório
  • Coroa de flores
  • Preparação do corpo (tanatopraxia e necromaquiagem)
  • Kit lanche para o velório
  • Diversos modelos de urnas para escolher sem custo adicional
  • Quitação das taxas de velório e cemitério
  • Traslado sem limite de quilometragem dentro do território nacional
  • Opcional de cremação a partir de R$ 10,00 por mês
  • Benefícios em vida por meio do nosso programa de benefícios (incluindo descontos em farmácias e consultas particulares).

Este é um produto já bastante tradicional aqui no Brasil e conhecido há muito tempo. 

Seguro funeral, seguro de garantia funeral

Já quando as empresas usam os termos seguro funeral ou seguro de garantia funeral, é possível que estejam falando de outro tipo de serviço, diferente dos famosos planos funerários oferecidos por nós do Grupo Zelo e tantas outras empresas.

Na nossa pesquisa, encontramos alguns tipos de serviços distintos oferecidos por esses nomes. Na maior parte das vezes, estes nomes são usados nos serviços oferecidos por seguradoras e bancos, normalmente junto com serviços como o seguro de vida.

Seguros por indenização

Nesse tipo de serviço, você paga um certo valor e, quando há óbito, o beneficiário recebe um certo valor para arcar com as despesas funerais. Ou seja, funciona de maneira bem parecida com um seguro de vida.

Seguros por reembolso

Neste caso, você paga um certo valor e, acontecendo o óbito, você tem o direito de ser reembolsado dos valores gastos em serviços funerários. Então, imagine que você gastou com a urna (caixão), aluguel da sala de velório, taxas cemiteriais etc. Após o pagamento você aciona a seguradora e aguarda pelo reembolso. 

Diferentes serviços que encontramos oferecem o reembolso de diferentes serviços. Algumas têm uma cobertura bem básica, enquanto outras se estendem, por exemplo, para gastos de parentes com hoteis para a cidade do velório e enterro.

Afinal, qual a diferença entre diferença entre plano funerário, assistência funerária e seguro funeral?

Resumindo:

Existem serviços funerários que você paga e quando precisa tem uma série de serviços cobertos.

Existem outros em que você recebe um valor, uma indenização (igual em um seguro de vida).

Por fim, existem outros que você paga e os gastos funerários são reembolsados (como em um seguro de saúde ou de casa)

Seguro, plano, assistência… Qual o melhor?

Como já comentamos ao longo do texto, aqui no Grupo Zelo trabalhamos com planos funerários. Este é o nosso negócio e acreditamos na qualidade e importância do serviço que oferecemos. Então, nada mais natural do que defendê-lo, certo?

Para nós, o que existe de mais valioso no produto que oferecemos é a possibilidade de cuidar de tudo para que você possa cuidar dos seus, das pessoas que você ama, e viver o luto da e melhor e mais digna maneira.

Infelizmente, sabemos que, além de toda a tristeza, o óbito traz questões práticas e legais. É preciso lidar com documentos, declarações, certidões, compras, alugueis, taxas… Tudo isso faz parte da experiência de perder alguém que amamos. E temos que fazer tudo isso enquanto lidamos com a dor de perder. Muitas vezes ainda em estado de negação e choque.

Você cuida de quem você ama, nós cuidamos de todo o restante

Neste cenário, lidar com tudo isso é uma experiência que além de desgastante e penosa nos coloca em situação vulnerável. É fácil, em meio à tristeza e o choque, gastarmos mais do que podemos ou gostaríamos com todo o funeral, por exemplo.

É por isso tudo que acreditamos que o plano funerário é um serviço que entrega grande valor para todos. Com um plano do Grupo Zelo, você cuida de quem você ama, nós cuidamos de todo o resto. Sem taxas escondidas, sem burocracias surpresas. 

Você aciona nossa central 24 horas e a partir daquele momento todo o suporte será dado para que você invista o mínimo necessários de tempo em questões burocráticas. Além disso, claro, você apenas faz as escolhas necessárias (como da urna) e confirma a contratação dos demais serviços, como a sala de velório, cemitério e quantidade de convidados para que a gente possa providenciar lanches e café. Este é o nosso trabalho.

Se você ainda não tem um plano funerário, convidamos você a bater um papo com um de nossos atendentes. Você pode clicar aqui e conhecer mais sobre nossos serviços ou preencher o formulário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima