Você já ouviu falar em cemitério vertical? Bom, talvez pelo nome provavelmente não saiba, mas irá reconhecer quando ver um, afinal, está se tornando cada vez mais comum.
O cemitério vertical é um conjunto de sepultamentos que surgiu como uma alternativa aos modelos tradicionais.
Com a evolução das técnicas de construção civil e o aumento populacional, esse modelo de cemitério vem se tornando uma ótima alternativa para as grandes cidades.
Se você quer saber mais sobre o cemitério vertical e as suas vantagens, continue a leitura até o final.
Como surgiu o cemitério vertical?
Apesar de ter crescido mais nos últimos anos, o cemitério vertical não é algo inovador. O modelo pode ser visto em diversas civilizações, embora o Japão seja o país que mais o aderiu.
Isso porque o país é conhecido pelo grande volume de habitantes e, muitas vezes, não possui um espaço adequado para enterrar os seus entes queridos nas formas tradicionais, ou seja, lado a lado horizontalmente.
No cemitério vertical, os corpos são sepultados acima do solo em gavetas totalmente fechadas uma em cima das outras. O material pode ser de concreto, mármore ou mármore falso.
Dessa forma, esse modelo de sepultamento permite uma despedida inteligente, possibilitando um funeral respeitoso em um espaço reduzido para um maior número de pessoas.
Como funciona e quais as vantagens do cemitério vertical?
Alternativa ecológica
Com toda a certeza, a principal vantagem do cemitério vertical é porque se trata de uma alternativa ecológica.
Como os túmulos ficam acima do solo, o líquido liberado durante a decomposição, chamado de necrochorume, não entra em contato com a terra, não prejudicando o meio ambiente e ainda prevenindo possíveis contaminações de lençóis freáticos.
O cemitério vertical conta com uma tecnologia de tubulação que purifica o ar, permitindo que a decomposição aconteça com a troca de oxigênio.
Opção com bom custo-benefício
Infelizmente, a morte é imprevisível em muitos casos, o que preocupa muitas famílias em relação aos custos com um funeral, que podem ser bem caros.
Na ausência de um plano funerário, o cemitério vertical se apresenta como uma opção de bom custo-benefício.
Isso porque dentre as diferentes técnicas de se despedir de um ente querido, como sepultamento convencional e cremação, o cemitério vertical não exige taxas de manutenção ou técnicas avançadas.
Fácil acesso para visitas
Assim, mais uma vez, a questão do espaço volta à tona. Em muitas cidades, por isso, é comum que os cemitérios tradicionais fiquem em zonas distantes dos grandes centros urbanos.
Exatamente pelo motivo, portanto, que os cemitérios tradicionais exigem muito espaço, fazendo com que empresas privadas e cemitérios públicos optem por terrenos distantes das principais cidades.
Diante disso, é comum que os cemitérios verticais se tornem mais frequente nas grandes cidades e, assim, tornem-se de fácil acesso a familiares e amigos em casos de visitas.
Cemitério vertical no Brasil
O Brasil está entre os 10 países mais populosos do mundo, o que torna o cemitério vertical uma grande possibilidade para novos sepultamentos.
Portanto, grandes cidades já contam com esse modelo, como em:
- Guarulhos (SP – Fotos que ilustram este artigo)
- Blumenau (SC)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Santos (SP)
- Passo Fundo (RS)
- Fortaleza (CE)
- Brasília (DF)
- São Vicente (SP)
- Curitiba (PR)
- Suzano (SP)
Então, é importante verificar a disponibilidade de um cemitério vertical próximo da sua região através de uma empresa funerária especializada, como o Grupo Zelo.
Existem rituais de despedida nos cemitérios verticais?
Uma das preocupações dos familiares quanto ao cemitério vertical é em relação aos rituais de despedida.
Afinal, mesmo depois do sepultamento, é comum que a família e amigos próximos queiram ter um momento a sós com o ente querido, seja para refletir, reviver bons momentos e até mesmo manter uma “conversa”.
Mas, sim, é possível fazer as cerimônias de despedida, o velório e todos os outros trâmites de um sepultamento horizontal tradicional.
Inclusive, os cemitérios verticais, em muitos casos, costumam ser mais elegantes e passam uma sensação acolhedora, pois muitas famílias e amigos costumam manter o ambiente decorado com flores e outros itens em homenagem aos entes queridos.
Plano funerário é sinônimo de bem-estar e economia
Perder um ente querido é sempre muito difícil, somente quem já passou por essa situação delicada sabe o quanto pode ser complicado lidar com os trâmites de um funeral.
Então, para qualquer tipo de despedida, inclusive para o cemitério vertical, os planos funerários são sempre a melhor opção para o bem-estar da família e economia como um todo.
Isso porque a família ou membro responsável não precisa lidar com nenhuma burocracia, como espaço para velório, traslado do corpo e escolha de ornamentação, por exemplo.
Além disso, é importante ficar atento aos diferenciais que envolvem um funeral e a um plano funerário que atenda às suas necessidades.
Aqui no Grupo Zelo, por exemplo, podemos destacar benefícios únicos para você e seus dependentes, como:
- Cobertura nacional com mais de 2 mil cidades atendidas
- Diversos modelos de urnas funerárias
- Capelas para velório
- Laboratórios
- Veículos para cortejo fúnebre
- Kit lanche
- Filhos maiores de 21 anos continuam como dependentes
- Ducash, o maior programa de benefícios do Brasil, que disponibiliza diversos descontos em lojas parceiras
- Possibilidade de cremação por um aumento simbólico a partir de R$ 10,00 na mensalidade
- Cobertura para filhos casados e muito mais.
Deu para perceber que são muitos detalhes para ficar atento para uma despedida, certo? Contando com a nossa assistência, a sua única preocupação é nos entregar a documentação necessária.Toda a burocracia e demais demandas ficam por responsabilidade do Grupo Zelo. Clique aqui e confira planos funerários acessíveis para o seu orçamento familiar.