10 Livros Infantis Sobre Luto Para Conversar Sobre a Morte com os Pequenos

livros infantis sobre luto

Assimilar a morte pode ser muito difícil para adultos, imagine para as crianças. A perda de uma pessoa próxima pode gerar muitos sentimentos em qualquer idade e explicar para os pequenos que não haverá mais contato com alguém precisa de um cuidado especial. Um dos caminhos para viabilizar esse diálogo está na literatura, que é rica em livros infantis sobre luto, morte e perda.

Livros infantis sobre luto

Por isso, preparamos uma lista de oito livros infantis que ajudam a criança a lidar com a morte. Dessa forma, os pais ou responsáveis podem explicar esse momento de uma maneira mais lúdica e próxima do universo infantil, diminuindo as possibilidades de traumas e sentimentos sem explicação.

Por sinal, já falamos também de filmes infantis sobre luto e como ajudar crianças enlutadas.

10 livros infantis sobre luto

Há opções tanto nacionais quanto de escritores de fora com tradução para o português. Confira!

1. “Menina Nina” – Ziraldo

Abrindo nossa lista de livros infantis sobre luto, não poderíamos deixar de falar de uma das publicações mais sensíveis de Ziraldo, falecido em 2024.

O autor de “O Menino Maluquinho” lançou no início dos anos 2000 o livro “Menina Nina”. Na história, a protagonista perde avó e ajuda a obra a falar de vida, morte, esperança e saudade.

As ilustrações de Ziraldo também tão um toque especial para uma leitura incrível entre os pequenos.2.

2. “Vazio” – Anna Llenas

Sucesso entre as crianças e também entre os adultos, “Vazio”, de Anna Llenas, também é uma ótima opção para entender como tratar o luto infantil.

Com narrativa e ilustrações leves, a história traz o vazio da perda e uma corajosa garotinha que aprende a superar os momentos de tristeza e ressignificar diferentes tipos de perdas que todo mundo vive.

3. “A Árvore das Lembranças” – Britta Teckentrup

Seguindo nossa lista de livros infantis sobre luto, este é indicado para crianças entre dois e cinco anos de idade. “A Árvore das Lembranças”, da escritora Britta Teckentrup, apresenta ao público uma bela raposinha que, após curtir uma longa vida na floresta, entende que é chegada a hora do adeus.

As ilustrações da autora alemã trazem uma delicadeza ímpar para o livro e o foco é mostrar a saudade e as lembranças boas que ficam quando alguém próximo se vai.

4. “Para onde vamos quando desaparecemos?” – Isabel Minhós Martins

“Para onde vamos quando de desaparecemos?”, da escritora portuguesa Isabel Minhós Martins, traz outra perspectiva sobre a perda.

Usando analogias e explicações bem divertidas, são abordadas algumas questões que não têm resposta certa. Como a que dá nome ao livro.

Com o passar das páginas, os pequenos leem sobre o pôr do sol que vai embora, a areia que é levada pelo vento e outros desaparecimentos do dia a dia. Assim, abordando a perda e ressaltando que isso não faz com que sejam esquecidos.

Indicado para crianças na faixa etária de oito a dez anos.

5. “O pato, a morte e a tulipa” – Wolf Erlbruch

Em “O pato, a morte e a tulipa”, Wolf Erlbruch conta a história da última semana de vida de um pato. Ele é acompanhado da figura da morte, que em breve será concretizada.

A morte é apresentada como algo natural e uma parte importante da vida. Os diálogos são emocionantes e filosóficos, mas ao mesmo tempo leves e explicativos, a

Tanto as crianças quanto os adultos vão se apaixonar com essa história e ter uma nova ótica sobre a partida final.

6. “Mas por quê??! A história de Elvis” – Peter Schössow

Uma garotinha triste e inconformada não para de perguntar a si mesma e aos outros: “Mas por quê??!”. O escritor Peter Schössow traz uma bela narrativa em que Elvis, o passarinho da menina morre e ela precisa aprender a lidar com a morte e o luto. É um dos mais belos livros infantis sobre luto.

O apoio dos amigos é essencial e eles fazem homenagens e um enterro para o animalzinho, vivenciam a tristeza assim como as boas lembranças, as fases do luto e tudo o que se sente e pensa em um momento tão difícil da perda de alguém que ama.

7. “O Livro do Adeus” – Todd Parr

Aclamado pela crítica e uma das publicações mais populares sobre o tema, “O Livro do Adeus” utiliza linguagem e ilustrações simples para entender a morte.

Indicado para crianças de até seis anos, elas aprendem de maneira natural que os animais e pessoas se vão, transformando o luto em algo que faz parte da vida e não como um tabu.

Lúdico e educativo, é um livro que vale a pena ter e apresentar para os pequenos.

8. “É Assim” – Paloma Valdivia

A escritora e ilustradora chilena Paloma Valdivia é responsável pela história do livro “É Assim”, indicado para crianças de seis e sete anos.

A história aborda principalmente que tudo algum dia se vai. “Pode ser o peixe da sopa de ontem, o gato do vizinho ou a tia Margarida”.

O ciclo da vida aparece de maneira muito sensível e simples, sem rodeios. Tudo nasce, tudo morre e o mais importante é aproveitar o que se vive, as pessoas que ama e celebrar os momentos, pois são as lembranças que ficam.

9. “O Passeio” – Pablo Lugones

Neste aqui temos um pai que ensina a filha a andar de bibicicleta como metáfora para a vida, com todos seus ciclos, idas e vindas, recomeços e, também, finais.

10. “Harvey: como me tornei invisível” – Hervé Bouchard

“Harvey: como me tornei invisível” é um livro maior do que os outros desta lista, com cerca de 150 páginas que msituram parágrafos um pouco mais longos com lindas ilustrações. É, também, um livro menos metafórico que outros que citamos aqui. Se trata da história de um menino que busca, na imaginação e na brincadeira, o refúgio necessário quando precisa encarar o falecimento do pai.

É um dos mais sensíveis desta lista e recomendado para crianças um pouco maiores, na fiaxa dos 10 anos. É com este que encerramos nossa lista de livros infantis sobre luto e perda.

Gosto deste conteúdo sobre livros infantis sobre luto? Baixe nosso ebook gratuito!

Rolar para cima