14 Livros Sobre Luto, Memória e Saudade Para Estudar e Refletir

Aqui no blog do Grupo Zelo já falamos de filmes, séries e músicas sobre o luto. Também falamos de livros e filmes para conversar sobre a morte com os pequenos e também sobre o que o livro mais famoso da história, a Bíblia, tem a dizer sobre a morte. Então, estávamos devendo um artigo com nossos livros sobre luto favoritos. Escolhemos 14 obras para compartilhar com você hoje.

Nesta lista, você encontrará livros de ficção, relatos reais e também obras de não-ficção. As obras selecionadas tratam a dor da perda, o trauma emocional e o trabalho de luto sobre diversos aspectos – científico, emocional – e em suas diversas fases e aspectos. Vamos à nossa lista de livros sobre luto, memória e saudade?

14 livros sobre luto

1. O ano do pensamento mágico, Joan Didion

Joan Didion foi uma das mais importantes escritoras-jornalistas dos EUA de sua época. Neste livro, que abre nossa lista de livros sobre luto e é dos mais pessoais da sua carreira, ela conta a sua história com a perda, o luto e a dor a partir de dois eventos que são um só: seu marido morre ao mesmo tempo em que sua filha é internada em estado crítico.

O resultado, é a história de uma esposa enlutada, mas que adia o luto para cuidar da filha doente. No meio disso, surge um “pensamento mágico”, uma barganha. A ideia de que o marido iria magicamente voltar.

Jornalista, o livro de Didion não é tão emotivo ou emocional quanto alguém poderia imaginar pela história. Em vários momentos a autora tira tempo para explicar a doença da filha e compartilhar suas pesquisas, mas sem nunca se afastar do relato íntimo. Sua filha, falecida pouco depois da publicação da obra, levou Didion a escrever outra grande obra sobre a dor da perda, agora a dor de perder a filha: Noites Azuis.

Para quem? Qualquer pessoa que deseja ler um relato extremamente bem escrito e real sobre o luto.

240 páginas. Editora HarperCollins.

2. A ridícula ideia de nunca mais te ver, Rosa Montero

Uma escritora em luto lê o diário de uma famosa cientista nos dias após a morte do marido e, então, sente-se inspirada a escrever A ridícula ideia de nunca mais te ver.

Mais do que um livro sobre a morte, este é um livro sobre como processar a perda dos laços que nos mantêm de pé.

Para quem? Qualquer pessoa interessada no tema do luto e da perda e que busque um livro bem escrito e tocante sobre o tema.

208 páginas. Editora Todavia.

3. Luto e melancolia, Sigmund Freud

Se você se interessa por como a psicologia e a psicanálise entende o trabalho de luto e as consequências da dor da perda para a mente… Talvez se interesse por ler uma das obras fundadores destes estudos: Luto e melancolia, de Sigmund Freud, pai da psicanálise. E uma boa lista de livros sobre o luto dificilmente estaria completa sem um dos escritos mais clássicos sobre o tema.

No livro, que é bastante curtinho (144 páginas nas edições menores) Freud fala sobre o vazio deixado pela perda, como o processamos e como chegamos à melancolia – hoje chamada de depressão.

Para quem? Pessoas interessadas por psicologia que querem estudar o tema do luto mais a fundo.

144 páginas. Editora Cosac & Naify

4. Manual do luto, Carpinejar

Fabrício Carpinejar, ou apenas Carpinejar, é um dos poetas brasileiros de maior sucesso da nossa época, empilhando best sellers em sua obra. 

Aqui em Manual do luto temos uma série de cartas que se dedicam a ajudar o leitor a refletir sobre cada pedacinho e cada aspecto da dor de perder a pessoa amada e o desafio de seguir adiante.

Para quem? Pessoas que querem encontrar um livro sobre luto sensível e reflexivo e que passeie pelos mais diversos aspectos do tema.

144 páginas, Editora Bertrand Brasil

5. As intermitências da morte, José Saramago

As intermitências da morte é uma das mais famosas obras de um dos mais famosos escritores em língua portuguesa da nossa época, José Saramago (Ensaio sobre a cegueira).

De certa forma, é o oposto de um livro sobre luto: um livro sobre a ausência dele. Aqui, Saramago imagina um mundo em que, do dia para a noite, as pessoas param de morrer. Passa-se um dia sem mortes, depois outro e outro… As pessoas começam a se perguntar: e se ninguém mais morrer? Nunca mais?

O resultado é uma ficção deliciosa sobre o que a morte significa para nós, humanos.

Para quem? Qualquer pessoa, adulta, que deseja ler uma ficção divertida, mas que reflita sobre o tema da morte.

208 páginas. Editora Companhia das Letras.

6. O cérebro de luto: Como a mente nos faz aprender com a dor e a perda, Mary-Frances O’Connor

O que a ciência moderna tem a nos contar sobre como o nosso cérebro processa o luto e a perda? O que as pesquisas mais modernas nos ensinaram sobre como idade, gênero e outros fatores mudam a experiência de luto? Como e quando o luto vira doença?

Se essas questões te interessam, você achou sua próxima leitura. O cérebro de luto é o trabalho de divulgação científica resultado de anos de pesquisa da professora de psicologia clínica na Universidade de Arizona, nos Estados Unidos.

Para quem? Quem quer um livro sobre luto que ajude a entender o que a neurociência e psicologia moderna descobriu sobre o cérebro em luto, mas em um livro didático e feito para o público geral.

256 páginas. Editora Principium.

7. A morte é um dia que vale a pena viver, Ana Claudia Quintana Arantes

Fechando nossa lista de livros sobre luto, temos a obra de Ana Cláudia Quintana Arantes, médica brasileira referência em cuidados paliativos. Por sinal, Arantes transformou em seu propósito a defesa dos cuidados paliativos, ou seja, aqueles cuidados que vêm quando já não há mais chance de cura.

Aqui, a autora nos convida para uma reflexão tocante sobre a morte e o sobre o desafio de não temê-la.

Para quem? Pessoas interessadas no tema do medo da morte, do papel da medicina e enfermagem no cuidado de pacientes terminais e outros temas afins.

192 páginas. Editora Sextante.

8. Notas sobre o luto, Chimamanda Ngozi Adichie

A nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é um dos grandes nomes da literatura contemporânea. Colecionando best sellers e prêmios, a autora é um desses casos em que o sucesso com o público vem acompanhando de sucesso com a crítica especialista.

Nesta obra, publicada no Brasil pela Companhia das Letras com tradução de Fernando Abreu, conta sobre o momento da sua vida em que foi arrebatada por dois eventos: a morte do pai e a pandemia da Covid-19.

Para quem? Qualquer um interessado em ler uma das grandes escritoras do nosso tempo refletindo sobre a morte, o luto e o confinamento,

144 páginas. Companhia das Letras.

9. Tudo bem não estar tudo bem, vivendo o luto e a perda em um mundo que não aceita o sofrimento, Megan Devine

Precisamos falar sobre o luto. Precisamos entendê-lo como um processo natural, não como algo a ser evitado, consertado, apressado ou julgado. Precisamos começar a falar sobre como enfrentar a realidade de levar uma vida que foi totalmente modificada pela perda”.

Megan Devine

Megan já lidava com o luto em sua profissão de terapeuta quando em 2009 perdeu de forma prematura e trágica seu parceiro. Foi a partir deste momento que a autora de “Tudo bem não estar tudo bem” passou a investigar a maneira como lidamos com o luto. Também, como uma parte do sofrimento vem da falta de permissão social a sofrer pelo tempo que precisarmos.

Este livro é o convite de Megan Divine para refletirmos sobre o papel da dor no luto e a importância de se permitir sofrer.

Para quem? Para todos! Porém, pode ser um livro especialmente para quem vive o processo de luto e sente que “já deveria ter superado”.

268 páginas. Editora Sextante.

10. Luto por perdas não legitimadas na atualidade, Gabriela Casellato [Org.]

Quem já passou por um término de relacionamento traumático talvez já tenha experienciado algo muito parecido com o luto, mesmo que ninguém tenha morrido. Mas, você já parou para pensar em todas as situações que podemos sentir algo parecido (talvez muito parecido) com o luto, mesmo que não tenhamos passado pela morte de alguém próximo?

É sobre isso Luto por perdas não legitimadas na atualidade fala. O livro é uma coleção. São vários autores escrevendo sobre vários situações, momentos e circunstâncias em que podemos viver o luto mesmo sem passar pela morte de quem amamos.

O luto dos cuidadores que trabalham com cuidados paliativos; o luto da mulher que por mais que tente não consegue engravidar; o luto de imigrar para outro país e deixar sua terra, comida e cultura para trás. Ou, então, o luto de encarar um diagnóstico de câncer… Estes são alguns exemplos de por onde essa poderosa coleção de textos passeia.

Para quem? Se identificou com a ideia de viver o luto mesmo sem a morte de uma pessoa amada, ou conhece alguém que pode estar passando por isso.

264 páginas. Summus Editorial.

11. O livro tibetano do viver e do morrer, Sogyal Rinpoche

Este 11º livro da nossas lista de livros sobre o luto talvez você já tenha ouvida falar. Afinal, é sem dúvida um dos mais famosos e vendidos da nossa lista.

Escrito pelo lama Sogyal Rinpoche, uma das mais influentes figuras do budismo tibetano da nossa época, ‘O livro tibetano do viver e do morrer traz para nossa época parte das reflexões propostos pelo budismo para as grandes questões da vida e da morte.

Para quem? Pessoas interessadas pela prática budista ou que buscam visões mais espiritualizadas sobre a questão da morte e do luto.

568 páginas. Palas Athena.

12. O luto no século 21: uma compreensão abrangente do fenômeno, Maria Helena Pereira Franco

Doutora em psicologia, Maria Helena Pereira Franco é um dos grandes nomes do estudo do luto no Brasil. Aqui, ela traz uma introdução a onde e como estão os estudos sobre o assunto no século 21, nossa época.

Para quem? Pessoas que gostariam de ter uma introdução acadêmica e científica aos estudos do luto no Brasil.

184 páginas. Summus Editorial.

13. Um Contrato Com Deus e Outras Historias de Cortiço, Will Eisner

Você leria uma história em quadrinhos sobre morte, luto e fé? Bem, para muitos “histórias em quadrinhos” são sinônimo de livro infantil, mas nem sempre isso é verdade. Atualmente, muitos livros escritos e ilustrados no formato dos quadrinhos são bastante adultos e o autor do nosso 13º livro sobre luto é um dos responsáveis por isso.

O quadrinista nova-iorquino Will Eisner conta aqui uma das suas histórias mais pessoais, escrito após o próprio artista viver a perda trágica de sua filha. Nesta história (a primeira do livro indicado) somos apresentados a um homem que acredita fazer um “contrato com Deus”, prometendo dedicar-se à caridade e boas ações em troca de sentir-se feliz. Pouco após, ele adota uma pequena garota abandona, que acaba vindo a falecer. Os quadrinhos, então, relatam a revolta com Deus e o luto deste homem. É uma história sensível e que ajudou o próprio autor a viver seu processo de luto.

Para quem? Qualquer pessoa que gostaria de dar uma chance aos quadrinhos mais sérios e “adultos”, além, claro, de conhecer uma bela história pessoal sobre a perda escrita e desenhada neste formato.

200 páginas. Editora Devir.

14. 7 dicas para enfrentar a dor da perda, Grupo Zelo [em colaboração com a psicóloga e especialista em terapia do luto Jane Teodoro]

Nós do Grupo Zelo publicamos “7 dicas para enfrentar a dor da perda”, em parceria com a psicóloga especialista em terapia do luto Jane Teodoro. Neste livro digital passamos por sete pontos que podem, de maneira simples, ajudar no processo de viver e trabalhar o luto. É com ele que encerramos nossa lista de 14 livros sobre luto.

O download é 100% gratuito. Basta clicar aqui ou na imagem abaixo. Boa leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima