Sabemos que perder um ente querido nunca é algo fácil, mas é um momento pelo qual, uma hora ou outra, todos nós iremos passar. O luto pode ser assustador e entendê-lo pode ser uma maneira de ver o momento de maneira diferente. Por isso, neste artigo, você vai saber mais sobre a primeira fase do luto: a negação. Continue a leitura e confira todas as informações!
O que é o luto?
Ao perdermos alguém amado, o luto acontece como um conjunto de sentimentos, emoções e reações que se manifestam em função do ocorrido. É uma forma de a mente lidar com o acontecimento, tentando superar a perda.
Cada pessoa, portanto, processa o luto de maneira distinta da outra. Não é, necessariamente, um processo repleto de tristeza e dor incansável. Tudo vai depender da maneira como o indivíduo enxerga a situação.
A religião e a fé das pessoas que ficam podem influenciar nesse momento. Para algumas crenças como o hinduísmo, por exemplo, a morte é só mais um ciclo e libertação. É uma passagem que resulta em celebração.
Como cada um tem diferentes bagagens e sente os acontecimentos de maneiras diferentes, o luto também se manifesta de maneira diferente para cada um.
É um processo de encerramento de um ciclo, para iniciar uma nova fase.
As cinco fases do luto
Ao todo, o luto é formado por 5 fases. Elas são a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação.
Cada fase traz consigo uma série de sentimentos, reações e atitudes e elas vão variar de acordo com o ocorrido, a forma de a pessoa enfrentar a perda e como irá prosseguir.
Da mesma maneira, algumas pessoas podem viver apenas uma ou duas fases do luto, assim como podem passar por todas as cinco.
As fases do luto: negação
A primeira fase do processo de passar pelo luto é conhecida como a fase da negação.
Durante esse primeiro estágio, é comum que a pessoa que perdeu alguém tente fingir que não tem nada acontecendo, e que a vida está seguindo normalmente, sem muitas grandes mudanças ou acontecimentos.
Por meio da negação, então, conseguimos processar e aceitar a ruptura de uma maneira mais sutil e menos agressiva.
Assim, ela se manifesta de diferentes formas, podendo ser silenciosa ou não. Algumas vezes, se dá como uma pequena desconfiança dos acontecimentos, juntamente de uma esperança de manifestação de que houve um engano no acontecimento.
Como passar pela fase de negação do luto?
Assim como todas as outras fases, não há um tempo fixo para que alguém passe por esse estágio do luto. Pode perdurar dias, meses ou até mesmo anos.
Não há tempo certo ou tempo errado para sentir essa fase e processar as informações. Ela passa quando se entende que a morte é irreversível, que de fato um ente querido se foi e agora existe nos seus sentimentos e memórias.
Caso ocorra uma grande persistência e a pessoa que perdeu o ente querido e não consiga sentir percepção de melhora, é altamente recomendado que procure ajuda profissional, como um psicólogo, para poder processar os acontecimentos.
Os psicólogos estão aptos a lidar com situações como essa, com um repertório diferente do que nossos amigos e familiares podem ter para nos ajudar a passar dessa fase.
O Grupo Zelo pode te ajudar
O Grupo Zelo é a maior empresa de cuidados funerários do Brasil. Então, fazemos do amparo nos momentos mais difíceis o nosso propósito e oferecemos os planos funerários que garantem que você será cuidado quando mais precisar. Saiba como o Grupo Zelo pode estar sempre por perto no momento que você mais precisa!
Confra também nosso e-book grátis sobre luto: