Existem muitas maneiras possíveis de prestar homenagem a alguém especial que faleceu. Neste artigo, falamos de algumas delas.
São 11 ideias para diferentes tipos de homenagem, momentos e personalidade. Se você está lendo este artigo e vive o luto de perder alguém que ama, esperamos que encontre por aqui uma ideia que seja do seu agrado. Boa leitura.
Velório, enterro, 1 semana ou 10 anos… A homenagem a alguém especial que faleceu em diferentes momentos
A seguir trazemos 11 ideias de homenagem a alguém especial que faleceu. No entanto, vale destacar que essas ideias fazem mais ou menos sentido em diferentes momentos.
Quando falamos de homenagens póstumas, eles já começam no velório, mas podem se seguir por toda uma vida. Homenagear e lembrar não quer dizer que a pessoa nunca superou o luto, mas sim que ela segue relembrando e celebrando a vida daquele que partiu.
11 ideias de homenagem a alguém especial que faleceu
Então, vamos à lista!
1. Homenagens durante o velório
Primeiramente, o velório. Este é um momento natural de homenagens à pessoa falecida. São inúmeras as maneiras de homenagear durante este momento.
O primeiro cuidado é respeitar as vontades daquela pessoa caso ela tenha manifestado-as em vida. Ou seja, ela gostaria de ter algum tipo de cerimônia específica? Ela gostaria de ser velada com alguma roupa, acessório, maquiagem? Era alguém religioso e gostaria de ter a presença de um pastor, padre ou outra figura religiosa?
Para além dos pedidos, também é possível pensar como ela gostaria que fosse esse momento. Era alguém que amava música, por exemplo? Por que não tocar seus artistas favoritos – seja na caixa de som ou com um músico profissional.
10 Músicas Para Velório – Opções Clássicas e Como Escolher
Outro ponto é que, é claro, o velório costuma ser um momento de muita tristeza. Porém, nada impede este momento de ser também uma celebração da vida daquele que partiu. Lembre-se disso.
2. Doação ou outra ação beneficente em nome da pessoa falecida
Outra bela opção de homenagem a alguém especial que faleceu é fazer uma doação ou benfeitoria em nome da pessoa.
Uma doação pode ser feita a uma instituição que o falecido apoiava em vida. Ou, então, a uma causa. Se a pessoa estava envolvida com a questão dos animais de rua, por exemplo, pode ser uma belíssima homenagem doar a uma ONG local que trabalha com os bichinhos.
3. Benfeitoria pública
Outra opção é a benfeitoria, que normalmente se dá em um local público. Talvez você já tenha visto por aí um banco de praça com o nome de alguém… Este é um exemplo, em que alguém – provavelmente relacionado ao homenageado – fez a doação do banco e colocou a plaquinha ali. Outra possibilidade é reformar ou um espaço ou objeto. Seguindo na ideia praça, poderia ser uma fonte que precisa de uma restauração, por exemplo.
Isto, em um local significativo para a pessoa falecida, por ser uma bela e sensível homenagem.
4. Tatuagem
Bem, sabemos que essa não é para todo mundo, certo? Primeiramente, muitos não gostam de tatuagens. Outras têm motivos religiosos para não fazer ou até mesmo fobia de agulhas. Já para quem, no entanto, gosta da tradição milenar de desenhar na pele, esta pode ser uma belíssima homenagem à pessoa especial falecida.
São muitas as opções de homenagem por meio da tatuagem. Algumas são bastante clássicas, como o nome ou um retrato realista, por exemplo. Porém, é claro, é um universo de possibilidades.
É possível tatuar um objeto que seja significativo, por exemplo. Ou, então, apenas a silhueta de uma foto com a pessoa. Procurando por tatuagens de homenagem pela internet, em sites como o Google e a rede social Pinterest, você certamente terá várias ideias legais.
5. Obituário
O obituário é o nome dado ao texto que anuncia e comenta um óbito. Uma opção de homenagem à moda antiga é publicar um obituário em um jornal.
A depender das regras do jornal é possível enviar um obituário ou, então, conversar com um repórter que escreverá o texto. Em cidades pequenas, em que há o hábito de ler o jornal local, pode ser especialmente bonita essa homenagem.
6. Missas, cultos ou outro evento religioso
É claro que não poderíamos deixar de citar as homenagens de cunho religioso ou espiritual. No caso dos católicos, além do caráter religioso do velório e enterro, há também a tradicional missa de sétimo dia. Normalmente, a cerimônia acontece na paróquia que o falecido frequentava.
Já seguidores de outras fés, no entanto, terão outros ritos fúnebres e suas maneiras particulares de prestar a homenagem a alguém especial que faleceu.
7. Lápide e epitáfio
Se a pessoa foi enterrada (não cremada), a própria lápide pode ser um local de homenagem.
Além da manutenção do espaço, é possível utilizá-lo para uma lápide personalizada. Por exemplo, com um epitáfio.
O epitáfio é uma mensagem colocada na lápide, que pode ser uma frase da própria pessoa, uma citação que ela gostava, um versículo bíblico ou qualquer outra escrita significativa.
Nós temos um artigo sobre epitáfios que você pode conferir clicando aqui.
8. Destino das cinzas
Já se a pessoa passar pela cremação, o próprio destino das cinzas é uma oportunidade para prestar uma homenagem.
É claro, primeiramente, que muitos expressam em vida qual destino ela desejava que as cinzas tivesse. Porém, se esse não for o caso, são muitas as homenagens possíveis.
Uma opção clássica é jogar as cinzas em um local significativo para o falecido. Ao mar, em uma praça ou esquina especial, por exemplo. Mas há muitas outras opções, desde as mais simples como manter em um columbário até transformar as cinzas em diamante.
14 Ideias Para o Que Fazer com as Cinzas da Cremação
9. Música, vídeo, pintura
Outra maneira de homenagem a alguém especial que faleceu é por meio da arte. Então, depende muito de como cada um gosta de se expressar. Pode ser por meio de um desenho ou pintura, por exemplo, para quem tem este talento. Ou, então, produzindo um vídeo com momentos especiais. Uma colagem de fotos ou um poema… São muitas as possibilidades.
10. Memorial do Facebook e redes sociais
Atualmente, a rede social Facebook tem uma funcionalidade que serve, exatamente, para prestar homenagens. Nós já escrevemos um artigo aqui no blog sobre a questão das redes sociais da pessoa falecida e, também, o próprio Facebook tem um artigo a respeito.
Além do Facebook, é possível prestar suas homenagens nos espaços virtuais, todos eles, especialmente por meio de fotos e vídeos que eternizem a memória daquele que faleceu.
11. Conservação e restauração de mídias e objetos
Por fim, a homenagem pode estar em buscar maneiras de eternizar aquela pessoa por meio de mídias e objetos.
Algumas indivíduos mais velhas podem ter sido registradas em fitas de vídeo, por exemplo (filmadoras antigas). Ao encontrar materiais do tipo é possível contratar um serviço especializado para que estas filmagens passem por um processo de restauração e digitalização.
O mesmo pode ser feito com fotos. Fotografias antigas podem se deteriorar ao longo do tempo e é possível restaurá-las. Essa mesma lógica pode ser aplicada a algum objeto ou roupa, que pode ser transformado em um quadro.
Imagine que o falecido jogava futebol em um clube de várzea, por exemplo. Transformar uma camisa com seu nome em um quadro seria uma bela homenagem, não é mesmo? Ou que ela amasse tricotar… É possível transformar seu kit em um quadro ou um globo decorativo!