O Que a Bíblia Fala Sobre a Morte? Veja Versículos e Ensinamentos!

Se você é uma pessoa cristã ou tem curiosidade sobre o que as religiões pregam, provavelmente já se perguntou o que a Bíblia fala sobre a morte.

Nem todo mundo sabe lidar muito bem com a perda de um ente querido, por isso, muitas pessoas procuram explicações para tentar diminuir a dor do luto.

Uma das maneiras que as pessoas encontram para ajudar nesse momento delicado é procurar compreender um pouco mais sobre a morte e como ela pode ser a passagem desta vida para um lugar melhor.

O fato é que a morte ainda é um assunto repleto de tabus, com poucas explicações científicas e com diversas interpretações religiosas.

Para a ciência, uma pessoa morre quando deixa de respirar, os órgãos param de funcionar, o sangue não flui mais e, por fim, não existe mais a atividade cerebral.

Portanto, cientificamente falando, o ato de morrer é terreno, o que quer dizer que não existe vida após isso, seja em outro plano ou por meio da reencarnação, por exemplo.

Por outro lado, as religiões possuem interpretações próprias para o que acontece quando um ente querido nos deixa.

Algumas pessoas pensam que a Bíblia se limita às religiões católica e evangélica, mas outros fiéis também a utilizam, como espíritas, judeus, mórmons, testemunhas de jeová, dentre outros.

Apesar de compartilharem do mesmo livro, há divergências sobre o que acontece após a morte, pois as religiões possuem interpretações diferentes dessa escritura sagrada.

Se você é cristão e quer entender o que a Bíblia fala sobre a morte, ou então tem curiosidade pelo tema, continue essa leitura conosco. 

Falaremos sobre alguns dos versículos que citam o tema da morte no Antigo e Novo Testamento, possíveis interpretações para esses ensinamentos e também como a Bíblia aborda ideias como a consciência após a morte, a vida eterna e a alma.

As diferentes interpretações da Bíblia

Como falamos anteriormente, a Bíblia possui diferentes interpretações de acordo com cada religião. Confira a diferença:

  • O catolicismo aceita o Antigo e o Novo Testamento.
  • O judaísmo só aceita os livros do Antigo Testamento e escritos em hebraico.
  • O protestantismo também utiliza as escrituras hebraicas, mas incluem o Novo Testamento em seus dogmas.
  • O espiritismo tem como base o autor Allan Kardec e utiliza “O Evangelho .segundo o Espiritismo” para a sua doutrina religiosa.
  • A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, os mórmons, também utiliza a Bíblia, desde que traduzida corretamente e de acordo com as afirmações do Livro de Mórmon.
  • As Testemunhas de Jeová possuem uma interpretação mais literal da Bíblia e seguem dogmas específicos.

Ficou claro que diversas religiões utilizam a Bíblia como base para as suas doutrinas, certo? Então, para não haver choque de informações, vamos utilizar o cristianismo como base.

Os cristãos, que podem ser católicos e protestantes, acreditam na vida de Jesus de Nazaré, nos seus ensinamentos e como o próprio Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.

Deixando isso claro, podemos prosseguir com o tema.

Afinal, o que a Bíblia fala sobre a morte?

Você pode começar entendendo o que a Bíblia fala sobre a morte logo no início da leitura, ainda em Gênesis, quando é explicado a maneira como Deus criou os homens.

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7).

Podemos comparar esse versículo com Eclesiastes 12:7, que fala sobre a morte e diz: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”.

No cristianismo, a morte está relacionada com o céu, o inferno e o purgatório, indicando o destino de cada pessoa de acordo com suas ações em vida.

Ao contrário de outras religiões, a alma é única e eterna, o que significa que não pode retornar para outros corpos, excluindo o conceito de reencarnação em vida.

Para quem acredita na Bíblia, é muito difícil acreditar que a morte possa ser o fim, afinal, Jesus ressuscitou e ascendeu para o céu.

Alguns versículos falam desse acontecimento:

  • “E se crermos que Jesus é o Salvador que ressuscitou, seremos salvos e vivificados por Ele” (Romanos 10:9)
  • “Depois da Sua ressurreição, muitos o viram” (1ª Coríntios 15:6)
  • “Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho” (Lucas 24:39)
“E se crermos que Jesus é o Salvador que ressuscitou, seremos salvos e vivificados por Ele” (Romanos 10:9)

versículos luto, o que a bíblia fala sobre a morte, imagem de versículo
Baixe essa e mais 19 imagens com versículos e salmos de consoloção clicando aqui. É grátis!

Ou seja, a morte é abordada diversas vezes na Bíblia e pode ser observada em muitas passagens, inclusive ditas pelo próprio Jesus Cristo.

O livro sagrado fala de imortalidade e ressurreição. Caso o cristão alcance o perdão dos pecados, ele irá para o céu e viverá em comunhão com Deus. De outro modo, poderá ser condenado e ir para o inferno.

Diferença entre ressurreição e reencarnação

Como falamos aqui, a Bíblia não fala de reencarnação, mas sim em ressurreição. Para não haver dúvidas, vamos explicar brevemente a diferença.

A ressurreição significa ressurgir para uma vida nova, quando o próprio Cristo ressuscitar aqueles que tiverem acreditado Nele, deixando este mundo para uma vida eterna.

Por outro lado, a reencarnação é um conceito espírita e diz que, após a morte, a alma volta para outro corpo, a fim de se purificar.

Juízo Final

Na Bíblia, o Juízo Final é um tribunal e esse evento será o dia de julgamento de todas as pessoas no fim dos tempos, estejam elas vivas ou não.

As pessoas ressuscitarão para esse momento, suas ações e pecados serão revelados para todos e Deus os julgará um por um.

Os verdadeiros fiéis a Jesus terão seus nomes escritos no Livro da Vida e subirão aos céus, mas os condenados serão lançados no lago de fogo e sofrerão um castigo eterno.

“Mas e quem nunca ouviu ou seguiu Jesus?”, você pode estar se perguntando. A Bíblia não é clara em relação a isso, mas a passagem Romanos 2:14-15 parece sugerir o que acontecerá com essas pessoas, que diz:

“Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;

Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os”.

Ou seja, quem nunca ouviu a Palavra de Deus, poderá ser julgado por sua consciência, caráter e índole.

Por que morremos?

De acordo com a Bíblia, a morte é uma consequência do pecado humano e do livre arbítrio que fez o homem errar.

Ao contrário do que muita gente pensa, o pecado não surgiu com Adão e Eva, pois ele já existia.

Quando eles comeram do fruto proibido, o que aconteceu, na verdade, foi a queda do homem e a sua entrada no mundo físico, absorvendo a humanidade e todos os erros que ela pode carregar.

7 vezes em que a Bíblia fala sobre a morte

Já deu para ter uma ideia do que a Bíblia fala sobre a morte, certo? Mas separamos aqui 7 momentos em que o livro sagrado aborda esse assunto.

Dessa forma, você pode pegar esses trechos e depois ler na íntegra por conta própria em outro momento, aprofundando ainda mais o conhecimento no tema. Confira:

1. Livro de Coríntios, capítulo 15

No Livro de Coríntios, o apóstolo Paulo escreve para fiéis que contestam a possibilidade da ressurreição dos mortos.

Então, ele utiliza Jesus como argumento, dizendo que se não é verdade que os mortos possam ressuscitar, também não é verdade que Cristo voltou à vida.

Entretanto, Paulo deixa claro que a ressurreição dos homens não é a mesma que foi concedida a Jesus, pois ao invés de um renascimento em carne e osso, será em matéria celestial, elemento encontrado no reino dos céus.

2. Tessalonicenses, primeiro livro, capítulo 4

Neste capítulo, mais uma vez o apóstolo Paulo aparece, agora para conversar com o povo tessalonicense, de Tessalônica, antiga capital da província romana da Macedônia, que hoje faz parte da Grécia.

Ele recomenda que as pessoas tenham uma vida tranquila e que aguardem a volta de Jesus, afirmando o retorno do filho de Deus e o renascimento dos mortos.

Paulo diz que quem permanecer no caminho de Deus, será levado aos céus. Os que já partiram se levantarão da terra e os vivos serão arrebatados.

3. Livro de Lucas, capítulo 20

Neste capítulo, acompanhamos a visão de Lucas quando Jesus estava pregando a Palavra e alguns sacerdotes começaram a confrontá-lo para saber que autoridade ele tinha para falar em nome de Deus.

Os homens perguntaram ao Senhor como seria a vida após a morte, se existirão práticas humanas, como leis e casamento, por exemplo.

Jesus, então, respondeu a eles que após a morte não existirá matrimônio e a vida não será como antes, pois os que subirão ao céus se tornarão anjos, como filhos de Deus.

4. Livro de João, capítulo 14

Aqui o leitor pode acompanhar uma pregação de Jesus para alguns de seus discípulos, eis que perguntam sobre a imagem de Deus e sobre a possibilidade de se encontrar com Ele.

Jesus afirma que Deus se encontra nele mesmo e que no céu haverá espaço para todos, inclusive com acomodações para os que chegarem, tranquilizando os discípulos que perguntaram se terão um lugar no paraíso.

5. Livro de João, capítulo 5

Neste capítulo, é possível encontrar uma passagem sobre quem será ressuscitado e contém um grande conhecimento do que a Bíblia fala sobre a morte.

Jesus disse aos judeus que Ele continha o poder de ressuscitar os mortos e que estava chegando o momento em que os já partiram ouviriam um chamado.

Esse chamado seria responsável para os que não estão entre nós saírem de suas tumbas e, assim, serem julgados para viverem novamente.

6. Apocalipse, capítulo 21

Para quem deseja ir direto ao ponto e ler, de forma resumida, o que a Bíblia fala sobre a morte, o Livro de Apocalipse contém muitas informações.

O Apocalipse, também chamado de “livro da revelação”, narra o fim dos tempos durante e após o Juízo Final, que falamos mais acima neste post.

Neste livro, encontramos descrições de como acontecerá o julgamento final e quais serão as consequências para todos, vivos e mortos, justos e pecadores.

É importante prestar bastante atenção neste capítulo, pois nele entendemos que nem todo mundo será ressuscitado.

Existe uma segunda morte, essa, de fato, definitiva para onde serão enviadas as pessoas consideradas ímpias, cruéis e desumanas.

Veja quem não será ressuscitado para o reino dos céus, segundo a Bíblia:

  • Covardes
  • Incrédulos
  • Depravados
  • Assassinos
  • Aqueles que praticam feitiçarias
  • Idólatras
  • Mentirosos

7. Livro de Isaías, capítulo 65

Para quem quer entender um pouco mais da vida após a morte, o Livro de Isaías contém mais informações sobre o tema.

Isaías foi um profeta que contou como será o estilo de vida dos ressuscitados e as atividades que serão feitas após a morte, quando aceitos no reino de Deus.

Deus diz ao povo que a vida após a morte será repleta de alegria e no céu poderão construir casas para viver por toda a eternidade.

No céu as pessoas não trabalharão em vão, comerão aquilo que plantarem e que os idosos viverão muito bem.

8. Livro de João, Capítulo 11

Voltamos mais uma vez ao Evagelho de João, onde temos um dos trechos mais citados da Bíblia sobre sobre a morte a ressureição.

No relato, João conta a seguinte passagem dita por Cristo:

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”

Existe consciência após a morte?

Segundo a Bíblia, quando uma pessoa morre, ela ainda não irá para o reino de Deus, pois isso só acontecerá no fim dos tempos após o Juízo Final.

Portanto, até esse momento, o que acontece com aqueles que já partiram? Existe consciência de que não estão mais entre os vivos?

Biologicamente falando, o cérebro se desintegra após a morte, logo não existe a possibilidade da pessoa saber ou lembrar de alguma coisa. Consequentemente, todas as emoções deixam de existir.

Inclusive, na Bíblia há uma passagem sobre isso, que diz: “Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol” (Eclesiastes 9:6). 

Em um trecho anterior do mesmo livro e capítulo temos esta mesma ideia de maneira ainda ainda mais clara: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma”.

Então, a morte é como um grande sono. Inclusive, a palavra “sono” é usada dezenas de vezes para se referir à morte na Bíblia.

Para muitas pessoas, é reconfortante saber que os entes queridos que já partiram, na verdade, não estão em um lugar pior, mas sim em um sono reconfortante, aguardando em paz a segunda vinda de cristo.

Deus se preocupa mais com os vivos?

Algumas pessoas podem achar que Deus se esquece daqueles que estão dormindo eternamente, dando preferência aos vivos, mas isso não é verdade.

Inclusive, a Bíblia deixa claro que Deus se preocupa bastante com os entes queridos que já partiram.

O livro sagrado diz que quando chegar o momento, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus e “os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (Tessalonicenses 4:16).

O terceiro livro do Novo Testamento, Tessalonicenses, completa dizendo que os vivos serão arrebatados depois e, assim, se juntarão com Deus nas nuvens.

Então, é importante e reconfortador saber que os entes queridos que já se foram não serão esquecidos, pois Deus lembra de cada um deles.

“Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” .

(Tessalonicenses 4:18)

O que a Bíblia fala sobre a alma?

Algumas pessoas ficam confusas, mas a alma existe, sim, para os cristãos e ela é citada na Bíblia.

Ao contrário de algumas religiões, como o espiritismo, ou até mesmo em ficção científica, a alma não é um espírito que vaga entre os vivos, de acordo com a Bíblia.

Para entender melhor esse assunto, é preciso voltar para a passagem bíblica que o homem veio do pó e ao pó retornará, como falamos anteriormente neste post.

O homem não tem uma alma, ele é uma alma. A fórmula da vida é: pó da terra + fôlego da vida = alma vivente. Portanto, é a junção desses dois elementos que formam a alma/vida.

Ao falecer, o homem volta ao pó da terra e o fôlego da vida retorna para Deus, de onde saiu, ou seja, o seu criador.

Podemos ler sobre isso em Ezequiel 18:4, que diz:

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”.

Entendendo o conceito de céu

Para quem perdeu um ente querido, entender o conceito de céu, segundo a Bíblia, pode ser reconfortante e até ajudar a viver o luto de forma menos dolorosa.

O lugar para onde os fiéis vão após a morte não é algo parecido com o céu que estamos vendo em vida, nem mesmo os que as obras audiovisuais e literárias descrevem.

E como é o céu, afinal? Não há um conceito definido na Bíblia. “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Coríntios 2:9).

Como ficarão os deficientes no céu?

Aqueles que sofreram com alguma deficiência em vida, no céu serão curados e poderão aproveitar de tudo aquilo que não puderam fazer na Terra.

“Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão. Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria” .

(Isaías 35:5-6)

Coxo significa aquele que manca, que anda se apoiando em uma das pernas.

Portanto, no céu não existirá deficiência que impeça as pessoas de serem felizes e se sentirem completas.

Reino animal

Além da vida eterna, felicidade absoluta, moradias, refeições e comunhão entre os homens, no céu também haverá paz no reino animal.

No Livro de Isaías, no capítulo 65 versículo 25, temos a prova disso:

“O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor”.

Utilize a Bíblia para refletir sobre a vida

Para quem acredita na Palavra de Deus, o que a Bíblia fala sobre a morte pode ser apenas um despertar das reflexões que podemos fazer sobre a vida.

Em um primeiro momento, perder um ente querido é sempre muito doloroso e o processo de luto pode até resultar em uma depressão.

Mas como você viu aqui neste post, a morte pode ganhar um novo significado, de acordo com a Bíblia, ajudando muitas pessoas a seguirem em frente.

Dessa forma, você pode utilizar a leitura da Palavra para refletir sobre a vida e como melhorar enquanto ser humano.

Confira algumas reflexões que você pode fazer ainda hoje:

  • Fazer uma análise das suas atitudes e pensar em novas maneiras de como ser alguém melhor.
  • Buscar fazer o bem sem olhar a quem.
  • Valorizar as pessoas que você ama e que estão ao seu redor.
  • Aproveitar as pequenas e simples coisas da vida.
  • Compartilhar bons momentos entre amigos e família.
  • Não ter medo de experimentar coisas novas.
  • Entender a morte como um processo natural da vida.
  • Acreditar que os entes queridos que partiram irão para um lugar melhor.

Você não precisa fazer todas as reflexões, mas é interessante refletir para que não se arrependa de não ter dado o seu melhor em vida.

O que a Bíblia fala sobre a morte: Considerações Finais

A Bíblia é um livro sagrado muito antigo, cujo seus significados continuam sendo interpretados até os dias de hoje.

Neste post, fizemos uma síntese do que a Bíblia fala sobre a morte, o que acontece com os entes queridos que já se foram e para onde vamos quando não estivermos mais neste plano.

Claro, os trechos que você conferiu aqui são apenas uma parte da imensidão de significados que a Bíblia carrega, mas que podem servir como ponto de partida para uma leitura mais completa.

Para quem tem fé, não há dúvidas do que está escrito carrega grandes verdades e respostas para o que ainda o homem não conseguiu desvendar.

Portanto, com certeza você encontrará significados nos textos da Bíblia, além de aumentar a sua esperança em dias difíceis.

Se você teve uma perda recente, sabe o quão complicado podem ser os trâmites e burocracias que envolvem a despedida de um ente querido.

imagens para download versículos luto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima