Não existe fórmula exata para lidar com o luto. Cada pessoa passa pela experiência de uma maneira distinta e busca o que julga ser melhor para processar a perda.
Nem sempre é fácil de ver como outras pessoas passam pelo luto, por isso, é muito importante descobrir uma forma de encontrar o próprio caminho. Pensando nisso, preparamos uma lista de 10 séries que falam sobre como lidar com o luto, viver a perda da pessoas amada e que, talvez, te ajudem a enxergar as diferentes formas de entender os sentimentos desse momento. Continue a leitura e confira!
1. After Life — Vocês vão ter que me engolir
Em “After Life — Vocês vão ter que me engolir”, você acompanha a história de Tony e sua raiva incontrolável sobre ter perdido o amor da sua vida.
Sua esposa morre e isso causa uma ruptura, mostrando seu lado mais difícil de conviver, com amargura e mágoa. Ao longo da trajetória, é possível ver como Tony se adapta à nova rotina, enfrenta o dia a dia e atravessa o luto que está vivenciando, com ajuda — ou não — de amigos e familiares.
2. Gilmore Girls — Um ano para recordar
Um dos grandes sucessos dos anos 2000, Gilmore Girls alegrou sua legião de fãs com o especial “Um ano para recordar”, revival lançado em 2016 pela Netflix.
Embora seja a continuidade que todos esperavam sobre a vida de Rory, Lorelai e Emily, o que permeia todos os episódios é o luto vivido pelas personagens devido à perda do patriarca Richard.
Emily se sente completamente perdida quanto à rotina e as coisas que antes faziam sentido para ela, hoje não fazem mais.
Enquanto isso, Lorelai faz uma busca interna sobre os seus sentimentos, pois sente que algo está fora do lugar, como uma suposta depressão e, pela primeira vez, busca ajuda profissional de uma analista.
Qualquer pessoa que já lidou com a perda de alguém amado, vai se identificar com os conflitos e emoções que os personagens passam.
3. The Good Place
O que acontece quando alguém morre? Existe uma vida? Os entes queridos que já partiram se encontram? Essas são dúvidas comuns de muitas pessoas e fazem parte da série “The Good Place”.
A série tem o foco principal na personagem Eleanor Shellstrop e a história começa quando ela descobre que morreu e está no “Bom Lugar” ou, justamente, The Good Place.
O ambiente se parece bastante com o ideal de paraíso, onde todos são completamente felizes, possuem uma casa para morar e os vizinhos são bastante amigáveis.
Entretanto, Eleanor confessa estar confusa sobre estar no Bom Lugar, pois foi sempre uma pessoa muito egoísta e ignorante com os outros durante a sua vida.
Ela faz amizade com outros inquilinos do lugar e começa a se questionar se não está ali por engano, o que a faz querer ser uma boa pessoa.
Com um tom de comédia, filosofia, religião e um pouco de drama, a série nos faz refletir sobre a vida após a morte e sobre o luto, mas, principalmente, sobre as nossas atitudes ainda em vida.
4. Virgin River
“Virgin River” é uma história sobre se encontrar e redescobrir o amor após grandes perdas.
A enfermeira Mel larga sua carreira e família em Los Angeles após uma série de abortos e da morte do seu marido. Ela precisa entender qual é o seu novo lugar no mundo, longe das pessoas que ama, e encontrar — e aceitar — o apoio de outros indivíduos.
O foco no trabalho e as novidades pelo caminho certamente ajudam a enfrentar o momento. Mas o luto é vivido e aos poucos ela é capaz de seguir a vida, de uma maneira nova e inusitada.
5. Everwood — Uma segunda chance
Com um tom parecido com o de Gilmore Girls, “Everwood – Uma Segunda Chance” trouxe um drama pouco comum para sua época. Em seu enredo, o luto é praticamente o protagonista e o ponto de partida.
O renomado neurocirurgião que vive para o trabalho tem que lidar com a morte da esposa. Para recomeçar sua vida, ele muda para a cidadezinha de Everwood com seus dois filhos. Você se lembrou de Virgin River? Até as paisagens vão lembrar também!
Nas quatro temporadas, é possível acompanhar as diferentes reações dos familiares sobre a perda, a raiva, a dor, as relações a serem reformuladas, os impactos e mudanças que o luto provoca.
Mas o melhor está por vir: quando ocorre a aceitação e a pessoa que se foi continua a fazer parte da vida, mas de maneira diferente. É muito interessante perceber como os personagens lidam com a situação.
Veja também as nossas listas com:
Filmes Sobre o Luto
Livros Sobre o Luto
6. Fleabag
Em “Fleabag” acompanhamos uma personagem feminina que nunca conseguiu lidar com as suas perdas, que compensa as suas frustrações e solidão em comportamentos destrutivos.
Dentre as atitudes erradas que ela toma no dia a dia, podemos citar noites regadas a bastante bebida alcoólica, se relacionar com pessoas tóxicas, se isolar de todos e muito mais.
Acontece que a personagem lida com o luto de sua própria mãe, que faleceu por conta de um câncer de mama, e também pela perda inesperada de sua melhor amiga, que era sócia da sua cafeteria.
O luto e o relacionamento ruim com as pessoas tornam a protagonista extremamente triste, que busca se aceitar, mas esconde seus sentimentos por meio de piadas e sarcasmo.
Ao conhecer um bonito e carismático padre, ela encontra um novo sentido para a vida e desperta novos prazeres.
“Fleabag” fala sobre luto, auto aceitação e ressignificação da vida de uma forma muitas vezes divertida, apesar de o tema ser bastante difícil de lidar.
7. The Big C
Em “The Big C”, a professora Cathy Jamison descobre que está com câncer em estágio avançado e precisa lidar com todos os sentimentos sobre isso. Como consequência, ela decide fazer o que sempre quis e adiou.
Ao longo das quatro temporadas, é perceptível as cinco fases do luto, tanto da protagonista quanto de sua família, apenas com a perspectiva da perda.
As pessoas vão descobrindo sobre a condição de Cathy ao longo da história e os sentimentos de raiva, negação, depressão e até a aceitação vão sendo acompanhados.
A partir da reação e superação dos personagens, é possível se inspirar sobre como lidar com o luto e também auxiliar as pessoas ao redor que estão passando por isso.
8. This is Us
Considerada uma das séries mais bem-sucedidas dos últimos anos, “This is Us” mostra o presente e o passado da família Pearson.
A perda de um dos personagens mais queridos é vivida e ressentida desde o primeiro episódio e, com o desenrolar da história, o telespectador se transforma em integrante da família e sofre junto.
É possível identificar como diferentes pessoas lidam com a mesma perda e encontram/escolhem a melhor forma de continuar sua trajetória.
9. Eu Nunca…
A série “Eu Nunca…” se tornou um sucesso da Netflix, pois traz uma personagem com problemas reais e é muito fácil de se identificar com ela. E isso não é à toa, afinal, a história é inspirada na vida da atriz e comediante Mindy Kaling.
A série retrata a vida de uma adolescente nada popular na escola que sofre um grande trauma após a morte de seu pai.
A história retrata as dificuldades da transição de uma adolescente para uma mulher adulta, tudo isso em meio aos problemas comuns do dia a dia, fora a dor do luto.
Ela faz de tudo para ressignificar a sua vida e até consegue chamar a atenção do seu maior crush da escola, mas as coisas não são tão fáceis quanto ela gostaria.
10. O Método Kominsky
Com a chegada da terceira idade, aumenta o número de perda de pessoas queridas. Um processo natural da vida. E quanto mais próximas e mais você ama quem se foi, mais difícil. Por isso, “O Método Kominsky” também entra em nossa lista de séries sobre como lidar com o luto.
O seriado conta as histórias de Sandy e Norman, melhores amigos que precisam lidar com a morte e os desafios da maturidade.
O que faz a trama se destacar é a leveza e até o tom cômico com que o tema é tratado. No meio das confusões dos personagens, você é levado a refletir sobre as coisas que mais valem a pena na vida e aproveitar os momentos.
Entretenimento ajudando a entender o momento: séries que falam sobre como lidar com o luto
A máxima “a arte imita a vida” é uma realidade. Afinal, são obras criadas por pessoas, sobre pessoas. E o ser humano é espelhado em livros, filmes, pinturas, séries e tudo mais que os cerca.
Se pararmos para pensar, as manifestações artísticas que mais causam impacto em nós são aquelas que geram identificação. Por isso, recorrer a séries (ou livros, filmes ou o que for) que falam sobre como lidar com o luto vai além do entretenimento e distração.
É uma forma de entender como outras pessoas vivenciam a mesma coisa que você, e é possível se surpreender ao entender que o que você sente é mais natural do que se imagina e que, em algum momento, tudo vai ficar bem.
Você também pode fazer o download 100% gratuito do nosso livro 7 dicas para lidar com a dor da perda, com entrevista exclusiva com a psicóloga Jane Teodoro, especialista em terapia familiar sistêmica e terapia de luto.