Quem tem um pet, sabe que eles estão presentes em todos os momentos da vida. Eles ficam ao nosso lado nos momentos mais felizes e também estão lá nos mais difíceis. No nosso artigo de hoje falamos sobre como os animais ajudam no luto e o que a ciência tem a nos dizer sobre os benefícios de cuidar e ser cuidado por um amigo de patas.
Quem já passou por momentos difíceis na vida, como a perda de um ente querido, sabe que os animais de estimação também podem ajudar a superar grandes perdas, mas será que isto é apenas uma impressão nossa ou a relação entre animais de estimação e luto pode ser comprovada por meio de pesquisas?
Então, se você quer saber como os pets podem ajudar no luto e em outras situações do dia a dia, continue a leitura até o final.
Animais de estimação e o luto: qual a relação?
O luto não significa apenas tristeza, pois as pessoas passam por esse processo de maneiras diferentes. Dentre os sentimentos mais comuns, podemos citar:
- Tristeza profunda
- Negação (da perda)
- Raiva
- Culpa
- Ansiedade
- Incompreensão e mais
Portanto, o luto é um conjunto de reações por uma grande perda na vida. É o momento em que a pessoa tenta entender a vida sem o parente ou amigo, por exemplo.
E o que os animais de estimação têm a ver com o luto? É muito mais do que ter uma companhia tão amável. E não somos nós que dizemos isso, é a própria ciência.
Inclusive, ter um animalzinho por perto diariamente traz muitos outros benefícios para você. Confira agora:
Benefícios comprovados sobre como animais ajudam no luto e em outras questões
Reduzem os sentimentos ruins durante o luto
Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, comprovou que os animais de estimação ajudam as pessoas a passarem por momentos difíceis.
O estudo avaliou pessoas de 50 anos ou mais que perderam seus cônjuges. Todos eles apresentavam sintomas de depressão e solidão. A pesquisa avaliou quem não tinha nenhum pet com as pessoas que tinham.
As pessoas que não tinham um animal de estimação experimentaram aumentos mais significativos nos sintomas depressivos e um nível mais alto de solidão do que aqueles que tinham pets.
Portanto, podemos entender que a companhia dos animais de estimação ajudam as pessoas a evitarem as emoções negativas da solidão após uma perda.
Diminuem o estresse
O luto pode desencadear reações diferentes em muitas pessoas. No caso de um trabalho com altas demandas e cobranças, o estresse pode ser ainda pior.
De acordo com estudo realizado pela Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, os animais de estimação são ótimos aliados no combate ao estresse.
A pesquisa analisou os níveis de tensão em pessoas diferentes nas seguintes situações: sozinhas, com seu parceiro, com seu bichinho de estimação e com seu pet e parceiro ao mesmo tempo.
O estudo chegou à conclusão que as pessoas ficavam mais tranquilas apenas na companhia do seu animal de estimação.
Ajudam a lidar com a depressão
A depressão é uma das doenças mais graves da atualidade, pois ainda segue como um grande tabu por muitas pessoas.
Muitos estudos já mostraram que a convivência com os animais ajuda a reduzir a sensação de solidão, tristeza, ansiedade, dentre outros sintomas presentes na depressão.
Isso acontece porque quem convive com um bicho de estimação produz mais hormônios como a ocitocina, a prolactina e a serotonina, que melhoram o humor no geral.
São capazes de detectar doenças
Para além do luto, os cães são bastante sensíveis em relação ao que o seu dono possa estar sentindo e até em casos assintomáticos.
Uma pesquisa feita em um centro de pesquisas em Milão, na Itália, descobriu que o olfato dos cachorros conseguem detectar casos de câncer de próstata com 98% de acerto.
O estudo utilizou dois cães da raça pastor alemão que cheiraram a urina de 900 homens, 360 deles com câncer de próstata e 540 deles saudáveis. Um cão acertou 98,7% e o outro 97,6%.
Mais recentemente, cientistas descobriram que os cachorros possuem sensibilidade para detectar a infecção causada pela Covid-19 com mais de 90% de acerto.
Evitam que crianças desenvolvam alergias
Muitas pessoas pensam que os animais de estimação podem gerar alergias nas crianças, mas o que acontece, na verdade, é o contrário.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, os animais de estimação podem reduzir o desenvolvimento de alergias em até 33%.
Isso acontece porque as crianças se apegam muito aos animais e ficam muito próximo deles, seja brincando ou para dar carinho.
O resultado disso é que essas crianças desenvolvem um sistema imunológico mais forte.
Leia Também: Animais Vivem o Luto?
Animais ajudam no luto, mas isso não significa correr para adotar ou comprar um bichinho após uma perda
Nós entendemos que os animais podem ajudar no luto e ter forte efeito terapêutico na vida de quem toma a decisão de dividir a vida com um bichinho. Isso não significa, no entanto, que você deva sair correndo para adotar ou comprar um pet pois passou por uma perda.
Como não poderia ser diferente, deixamos nosso aviso para se lembrar que um cão ou gato, por exemplo, são animais que podem, bem cuidados e nutridos, viver bastante além dos 10 anos de idade. Se trata de uma vida por si só, com vontades, medo, apegos. Cabe a nós, humanos, encarar o ato de ter um bichinho como uma decisão de longo prazo.
Se você está passando por uma situação de luto e está considerando trazer um novo membro para a família, pense e repense essa decisão com calma, converse com outras pessoas sobre o assunto e garanta que você está preparado para dar o cuidado e atenção necessários.
Lidar com o luto em mais 4 pontos
Como você viu, ter um bichinho de estimação pode ajudar muito quem está sofrendo com uma grande perda, mas existem muitas outras maneiras de lidar com o luto.
Se você não possui um pet ao seu lado, veja de que forma pode se sentir melhor durante o luto:
Fale sobre como está se sentindo
Muitas pessoas querem se isolar após perder um ente querido, mas expor as suas emoções para uma pessoa de confiança pode ajudar bastante.
Ao conversar sobre a sua perda, você pode entender o que está sentindo e, consequentemente, tentar organizar as suas emoções.
Procure ajuda profissional
Em casos em que o luto é tão intenso que não consegue fazer você reagir, é interessante buscar uma ajuda profissional.
Retome a sua rotina aos poucos
É comum se sentir sem energia e não querer fazer nada durante o luto, apenas pensar na perda do ente querido.
Porém, com o passar dos dias, é interessante que retorne a sua rotina aos poucos. Por exemplo, se praticava exercícios, procure voltar a fazer mesmo que de maneira leve.
Afinal, fazer o que gosta ajuda a liberar os hormônios da felicidade no seu organismo, portanto, é provável que se sinta melhor.
Esses foram os benefícios dos animais de estimação durante o luto e outras dicas de como superar uma perda.
Conte com uma assistência funerária
Se você deseja garantir tranquilidade e bem-estar para toda a sua família no momento do luto, conte com o suporte e o apoio de uma assistência funerária.
Um plano funerário permite que você fique despreocupado em relação aos trâmites e burocracias que um funeral demanda, sobrando mais tempo para que você possa se despedir da melhor forma.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre como animais ajudam no luto. Clique aqui e conheça os planos funerários do Grupo Zelo.