O Que Perguntar Antes de Contratar um Plano Funerário?

o que perguntar antes de contratar plano funerário

Muitas pessoas sentem dúvidas na hora de contratar um plano funerário, principalmente quando não sabem a importância do serviço, considerando até mesmo como um gasto. Nosso papo hoje é sobre o que perguntar antes de contratar um plano funerário.

Geralmente, quem considera esse serviço como uma despesa, costuma deixar para resolver as pendências de última hora com uma funerária, aumentando significamente o valor do serviço.

Afinal, são muitas demandas a serem pagas de uma vez só, como preparação do corpo do falecido, caixão, traslado do corpo, espaço para despedida, sepultamento ou cremação, dentre outros.

Portanto, contar com o apoio de uma empresa especializada em planos funerários é fundamental para dar o suporte para você e toda a sua família em um momento tão delicado.

Já é difícil entender a perda de um ente querido por si só, e fica muito mais complicado para quem ainda tem que lidar com todos os detalhes antes da despedida.

Ou seja, o que muitos consideram como um gasto, na verdade, é um investimento a longo prazo que facilitará demandas e reduzirá a burocracia durante todo o processo.

Se você está decidido a investir em um plano funerário, é preciso entender as suas necessidades antes de contratar o serviço de qualquer empresa.

Neste post, você vai conferir 9 perguntas para fazer antes de contratar um plano funerário que dê suporte para você e toda a sua família em momentos de fragilidade.

Elas serão fundamentais para tirar todas as suas dúvidas em relação ao plano, como cobertura, benefícios, atendimento, qual o melhor custo-benefício para o seu caso e muito mais.

Não deixe de conferir até o final. Boa leitura!

O que perguntar antes de contratar um plano funerário | 10 perguntas e respostas

o que perguntar antes de contratar um plano funerário

Nós sabemos que não se precifica a perda de um parente, mas, infelizmente, a divisão do valor entre os familiares pode acabar em discussão.

Afinal, nem todo mundo pode concordar com a divisão dos custos, principalmente pelos preços à vista, geralmente muito mais caros quando comparados com os valores de um plano.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Empresas Funerárias e Administradoras de Planos Funerários (Abredif), os brasileiros precisam trabalhar, em média, 39 dias para arcar com o preço de um funeral.

Além da situação financeira, o plano também é essencial para promover despreocupação na família, pois uma equipe especializada cuidará de todos os serviços necessários.

Diante disso, separamos 9 perguntas para você fazer à empresa antes de contratar um plano funerário. Confira!

1. Quantos anos de experiência a empresa tem na área?

Se você não sabe por onde começar, um bom primeiro passo é verificar quantos anos de experiência a empresa tem no mercado.

Esta etapa esclarecerá algumas questões, como conhecer a reputação do negócio, avaliar se as críticas dos clientes são mais positivas do que negativas e comparar com outros concorrentes, por exemplo.

Dessa forma, é possível entender se ela tem estabilidade no mercado e conseguirá se manter por muitos anos.

Afinal, quando se contrata um plano funerário, o objetivo é não utilizá-lo tão cedo, ou seja, trata-se de um contrato a longo prazo.

Já imaginou chegar no dia de contar com uma assistência e a empresa simplesmente não existir mais? Por isso, verificar a credibilidade da empresa é muito importante.

2. Quais são os benefícios inclusos?

Quem procura pelos serviços de uma funerária, ao entrar em contato com a empresa ou acessar o site, se depara com diferentes tipos de planos e benefícios.

Geralmente, eles estão divididos entre individual e familiar com categorias como básico, completo e de luxo.

Confira alguns benefícios para considerar antes de contratar um plano funerário:

  • Ausência de taxas de cemitérios públicos e particulares
  • Tanatopraxia (preparação do corpo e necromaquiagem)
  • Traslado do falecido, inclusive para outra cidade
  • Ornamentação
  • Espaço para velório
  • Coroa de flores
  • Possibilidade de cremação e muito mais

É importante ficar atento, também, a quem pode ser adicionado nos planos para que nenhum familiar fique de fora.

Com essas divisões, o cliente consegue encontrar de maneira mais fácil o plano que melhor se encaixa para atender às suas necessidades.

Dessa forma, estudar os benefícios inclusos em cada plano é fundamental para evitar problemas no futuro, pois você já vai saber a cobertura de cada serviço.

Além disso, escolher o plano que se adapta a sua realidade é fundamental para um melhor custo-benefício.

Caso tenha alguma dúvida sobre qualquer vantagem, não deixe de entrar em contato com o atendimento da empresa.

3. A cobertura do plano funerário atende a nível estadual ou nacional?

Um fator indispensável para muitas pessoas é justamente saber a área de atuação do plano funerário.

É comum que alguns familiares morem em outra cidade ou estado, por isso, saber a área de cobertura do serviço é essencial.

Então, se você contratar um plano funerário, mas precisar utilizá-lo para um parente que mora em outra cidade, deve considerar uma empresa que atenda a nível nacional.

Portanto, nesta etapa, confira se a assistência funerária tem todas as ferramentas necessárias para atuar em diferentes regiões.

Uma vez que se a empresa oferta um serviço nacional, ela precisa prestá-lo, com excelência, em todas as cidades que ela cobrir.

Ou seja, se ela oferecer um número x de benefícios na sua cidade, verifique se ela também oferece os mesmos na região que os seus outros parentes estão.

Plano Funerário Familiar ou Individual: Como Escolher?
Plano Funerário Familiar ou Individual: Como Escolher?

4. A funerária disponibiliza benefícios em vida?

Seguindo nossa lista de o que perguntar antes de contratar um plano funerário, temos que falar que contratar um plano funerário não significa, necessariamente, que você utilizará os benefícios apenas quando perder um ente querido.

Empresas com boa reputação no mercado disponibilizam benefícios em vida para atender às necessidades dos assegurados.

Dentre as vantagens, podemos citar a parceria com outras empresas para que você utilize diferentes serviços no dia a dia.

Aqui, no Grupo Zelo, contamos com a Du Benefícios, uma das maiores redes de descontos do Brasil.

O Clube de Descontos da Du Benefícios disponibiliza melhores preços em farmácias, laboratórios, postos de gasolina, clínicas e em vários outros lugares.

Exclusivo para associados e colaboradores do Grupo Zelo, os clientes têm vantagens em 4.000 estabelecimentos com ofertas exclusivas para os titulares e seus dependentes.

Portanto, se os benefícios em vida são do seu interesse e de toda a sua família, não deixe de avaliar essa opção e conferir quais são os serviços e parcerias cobertas pelo plano.

Você pode saber mais sobre a Du clicando aqui.

5. O atendimento está sempre à disposição?

Na maioria dos casos, é impossível prever a morte de um ente querido e poucas pessoas estão preparadas para esse momento.

Mas quem deve estar sempre à disposição nesse cenário é a empresa que oferece planos funerários para toda a sua família.

Portanto, o atendimento deve ser rápido e solícito, independentemente da hora ou dia da semana, pois nunca se sabe quando será preciso entrar em contato com a empresa.

Seja de manhã, de tarde ou de madrugada, a agilidade no atendimento faz toda a diferença para atender a todas as demandas necessárias e lidar com a burocracia desse momento.

Perder um familiar é sempre muito difícil, os parentes precisam lidar com a dor do luto e unir a família, ou seja, são muitas preocupações para resolver em um curto espaço de tempo.

Em um momento difícil, ninguém merece ter problemas por causa de um atendimento ruim, portanto, a qualidade nesse serviço faz toda a diferença.

Os assegurados do Grupo Zelo, por exemplo, podem contar com a nossa central de óbitos 0800, no qual oferecemos um atendimento 24h.

6. A empresa cobra taxas extras?

Um erro muito comum das pessoas é adquirir um plano funerário sem prestar atenção a todas as informações contratuais.

Para não se sentir prejudicado, o cliente deve ler muito bem o contrato, dando bastante atenção às famosas “letras miúdas” para saber o que está ou não incluso no plano.

Por exemplo, é comum que o assegurado se depare com taxas extras no dia do funeral, como o cemitério escolhido exigir um valor de manutenção.

Outros fatores a serem considerados são o tempo de permanência no plano, se há taxas em determinados períodos e se existe um limite de idade para os assegurados, por exemplo.

É de extrema importância colher essas informações para evitar problemas no futuro.

7. Quais são os diferenciais?

Além de todos os serviços tradicionais de um plano funerário e dos seus benefícios, os diferenciais costumam chamar a atenção e podem ser até decisivos para fechar o contrato.

Cada empresa vai possuir as suas vantagens específicas, por isso, pesquise quais são as melhores para o seu caso.

No Grupo Zelo, podemos destacar exclusividades como:

  • Diversas opções de urnas
  • Capelas para velório
  • Laboratórios
  • Veículos para cortejo
  • Kit lanche
  • Filhos maiores de 21 anos continuam como dependentes
  • Du Benefícios e descontos em lojas parceiras
  • Possibilidade de cremação por um aumento de apenas R$ 10,00 na mensalidade
  • Cobertura para filhos casados e muito mais

Uma dica interessante é fazer uma checklist (lista de checagem) entre os planos funerários que você está em dúvida e sinalizar o que uma empresa tem que a outra não.

Dessa forma, você chega mais rápido a uma conclusão.

8. Existe algum controle sobre a qualidade da entrega dos serviços?

Esse é um momento muito delicado e a sua família precisa ter segurança sobre como os procedimentos serão feitos para serem amparados da melhor maneira.

Por isso, o Grupo Zelo conta com o serviço de auditoria em todos os setores, proporcionando orientações técnicas que beneficiam o plano funerário como um todo.

Esse controle de qualidade é feito internamente, mas sempre visando estratégias que possam beneficiar os assegurados no serviço final.

Desde o atendimento ao cliente até o descanso eterno do falecido, a auditoria é responsável pelas melhorias na assistência familiar funerária do Grupo Zelo.

9. Qual a carência para o uso dos serviços?

Primeiramente, é importante destacar que a prática da carência é comum e legal no caso de planos funerários. No entanto, diferentes empresas têm diferentes períodos de carência.

A carência é o tempo entre você começar a pagar e quando você pode usar o serviço. Então, é importantíssimo saber qual a carência do plano contratado. Ainda, algumas empresas podem ter diferentes carências para diferentes faixas etárias.

10. O que a família vai precisar fazer quando precisar dos serviços?

Para terminar nossa lista de o que perguntar antes de contratar um plano funerário… Quem procura por um plano funerário, busca por praticidade e bem-estar para toda a família, principalmente durante a dor de perder alguém que ama.

Na maioria das vezes, tudo acontece muito rápido e não há tempo sobrando para resolver as questões relacionadas ao velório, funeral, sepultamento etc.

Além disso, muitos parentes estão com o emocional abalado, o que acaba tornando todo o processo estressante e, inclusive, mais caro na ausência de uma empresa que auxilie a família.

Aqui, no Grupo Zelo, a única preocupação que você tem é de nos acionar e separar a documentação necessária do falecido.

Toda a parte burocrática, bem como os detalhes dos serviços, fica por conta da empresa.

Quanto custa um funeral sem plano?

Como falamos no começo do post, o brasileiro gasta, em média, R$ 2.500,00 para arcar com os custos de um funeral.

O valor do serviço sem um plano varia de acordo com a cidade, espaço escolhido pelos familiares e serviços solicitados, por exemplo.

Um funeral simples pode chegar, facilmente, a R$ 10 mil reais. Essa quantia pode parecer alta, mas na maioria dos funerais, é comum ter gastos com:

  • Liberação do corpo
  • Sepultura (caixão)
  • Ornamentos e enfeites
  • Cerimônia de despedida (velório)
  • Pagamento de taxas (cemitério e cartório)
  • Preparação do corpo
  • Traslado do local do óbito até o lugar do velório e enterro ou cremação

Ou seja, além dos serviços da funerária, é necessário arcar com despesas extras, como no cemitério e no cartório.

Além disso, a família vai perder um bom tempo para avaliar diversas empresas e escolher aquelas que oferecem um melhor custo-benefício.

Enquanto o tempo passa, os familiares perdem um momento importante que poderia ser aproveitado para consolar os parentes e se despedir do falecido.

[Infográfico] Quanto Custa um Funeral Simples no Brasil?

Auxílio funeral e assistência funerária: qual é a diferença?

Geralmente, quem procura por um plano funerário se depara com serviços de nomes parecidos, como o auxílio funeral e a assistência funerária.

Apesar da semelhança nos nomes, são coisas distintas e existem algumas diferenças que devem ser observadas antes da contratação de algum deles.

Por isso, para ter certeza do que você está procurando, vamos explicar essa diferença entre os serviços para que escolha o que melhor atende às suas necessidades.

Auxílio funeral

O principal objetivo deste serviço é de reembolsar a família quanto aos gastos com um funeral na ausência de um plano funerário.

Tudo que foi pago no dia do velório, como caixão, local para despedida, enfeites e taxas são reembolsados após apresentação das notas fiscais dos serviços e produtos.

Porém, dependendo da empresa, somente alguns valores são estornados de acordo com o que estiver prescrito nas regras contratuais. Fique atento aos detalhes!

Em resumo, no auxílio funeral, a família não receberá assistência quanto aos trâmites do velório, traslado e preparação do corpo do falecido.

Todas as decisões, valores e demais burocracias ficam responsáveis pelos familiares, ou seja, somente depois de todo o processo que irão buscar o auxílio funeral para receber o que foi pago.

Assistência funerária

Ao contrário do auxílio funeral, na assistência funerária ou plano funerário, a família receberá todo o suporte antes do velório.

A empresa contratada deve se encarregar de todos os processos burocráticos para que não falte nada no dia da despedida do ente querido.

Assim como em um plano de saúde, por exemplo, o pagamento é feito mensalmente destinado à empresa de assistência funeral, esta que irá se encarregar com todas as despesas do óbito.

No Grupo Zelo, no caso do Plano Total, feito para o titular e seus dependentes, o valor da mensalidade é de apenas R$ 39,90.

Neste plano, é possível incluir até 14 dependentes com ou sem grau de parentesco e com cobertura completa. Dessa forma, o valor fica cerca de R$ 2,00 por pessoa.

Você pode conferir os detalhes no artigo “Qual a Diferença Entre Plano Funerário, Assistência Funerária e Seguro Funeral?”.

Opcional de cremação

Se você ou os seus familiares optarem pela cremação, provavelmente percebeu nas suas pesquisas que muitas empresas de assistência funerária não incluem essa opção no plano.

Afinal, não são todas as empresas que possuem a expertise para realizar uma cremação, além do equipamento necessário.

O processo consiste em submeter o corpo do falecido a uma temperatura de aproximadamente 1000°C em um local apropriado para este fim.

A cremação só pode ser feita 24 horas após o óbito e demora cerca de uma a três horas, dependendo do tamanho de cada corpo.

Por que optar pela cremação?

  • Desejo individual: cada pessoa escolhe como quer partir para o descanso eterno, cabe a família respeitar essa decisão
  • Respeito à crença religiosa ou cultural: não são todas as religiões que aceitam a cremação, pois acreditam que o corpo deve retornar à terra, como islamismo, judaísmo e candomblé
  • Oportunidade de guardar as cinzas em uma urna para acomodá-la no local desejado, possibilitando que os familiares visitem e tenham um momento especial
  • Os parentes podem jogar as cinzas em um lugar que o ente querido gostava muito, respeitando o significado daquele ambiente para o falecido
  • A cremação é um processo sustentável e não impacta o meio ambiente

No plano funerário do Grupo Zelo, é possível incluir a cremação para o titular e seus dependentes por apenas R$ 10,00 a mais na mensalidade.

Como analisar o custo-benefício ao contratar um plano funerário?

Agora que você sabe as principais perguntas a serem feitas antes de contratar um plano funerário, chegou o momento de analisar os melhores valores para você e sua família.

Afinal, como escolher o melhor custo-benefício com base nas suas necessidades? Por onde começar? Nós te ajudamos com essa decisão.

É preciso ter em mente o que você espera de um plano funerário e partir de um ponto, geralmente, muitas pessoas começam avaliando o preço da mensalidade.

Porém, avaliar o valor mensal isoladamente não é o correto, pois é preciso verificar quantos dependentes podem ser incluídos, o que diminui a mensalidade por pessoa.

Além disso, verifique a idade dos dependentes e veja a possibilidade de não deixar nenhum parente de fora, pois alguns planos não incluem filhos maiores de 21 anos e/ou casados como dependentes.

Se você ou seus familiares prezam por uma cerimônia de despedida, precisa escolher um plano funerário que ofereça local para velório, ornamentação e coroa de flores, por exemplo.

Para que tudo isso funcione devidamente, o atendimento precisa ser de qualidade e isso você pode observar desde o primeiro contato com a empresa.

Por fim, você deve considerar os diferenciais que a empresa oferece junto ao plano funerário, como kit lanches, descontos em farmácias, consultas médicas, postos de gasolina e muito mais.

Plano Zelo: perfeito para toda a sua família

Agora que você tem conhecimento sobre um plano funerário e todos os seus benefícios para a sua família, chegou a hora de escolher o melhor.

Antes de tudo, é preciso verificar que a empresa está adequada à Lei 13.621, a qual o plano precisa seguir toda a regulamentação.

O Grupo Zelo é o maior grupo de assistência funerária do Brasil e já conta com mais de dois milhões de assegurados e mais de 150 unidades espalhadas pelo país.

São mais de 2.000 cidades em todo o Brasil, oferecendo uma cobertura nacional de larga abrangência, oferecendo suporte para os seus familiares que moram em diferentes regiões.

Por que escolher um plano funerário do Grupo Zelo?

No Plano Zelo, contamos com duas categorias: o Plano Total e o Plano Família. Ambos contam diferenciais exclusivos e a parceria de uma das maiores redes de descontos do país, a Du Benefícios.

A partir de R$ 39,90 por mês, você e toda a sua família contam com o suporte da melhor assistência funerária, recebendo um amparo completo no momento que mais precisam.

Lembrando que no Grupo Zelo não existem taxas extras, evitando surpresas indesejadas no futuro. O que você escolheu na contratação está garantido pelo valor da mensalidade.

Com atendimento 24 horas por dia, estamos sempre à disposição para atender às suas necessidades o mais rápido possível.

Tudo isso possibilita mais economia e menos burocracia para o dia da despedida, além de garantir tranquilidade para os familiares pela assistência prestada com cobertura nacional.

Esperamos que este artigo sobre o que perguntar antes de contratar um plano funerário tenha sido útil e ajude-o a tormar uma decisão mais bem informado.

Rolar para cima