Você muito provavelmente já ouviu a palavra mausoléu por aí, não é mesmo? No nosso artigo de hoje no Blog do Grupo Zelo, te contamos um pouco mais sobre, afinal, o que define um mausoléu e te levamos para uma viagem, passando por 15 dos mausoléus mais famosos, visitados e curiosos ao redor do mundo.
Ah! E garantimos para você que tem alguns lugares nessa lista que você conhece e nem sabia que era um mausoléu. Quer apostar? Vamos lá!
O que é um mausoléu?
Um mausoléu é basicamente um lugar de descanso final especialmente imponente e, geralmente, construído em homenagens a pessoas famosas ou grupos de pessoas que ganharam destaque de alguma forma (como soldados caídos em uma batalha, por exemplo).
Poderíamos dizer que um mausoléu é um “hotel de luxo” ou um palácio construído para o descanso eterno dos mortos, se você quiser ver assim.
Esses lugares não são apenas tumbas comuns; eles são construídos para serem impressionantes e duradouros, muitas vezes adornados com arquitetura elaborada, esculturas e outros enfeites.
Em suma, mausoléus são tumbas grandiosas. Elas podem aparecer na forma de edifícios, castelos, templos… Ou até pirâmides. Podem ser uma edificação única ou parte de um conjunto arquitetônico. Podem até mesmo ser uma edificação dentro de outra edificação.
Ainda, como veremos a seguir, muitos mausoléus se tornaram lugares de visitação, turismo e fascínio. Alguns deles, inclusive, é possível que você sequer sabia que se tratava de um mausoléu.
Qual o significado da palavra mausoléu?
A palavra “mausoléu” em si vem do Mausoléu de Halicarnasso, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, construído na Turquia.
Esse mausoléu foi feito para Mausolo, um governante da antiga cidade de Halicarnasso, e a combinação do nome dele com “lugar de sepultamento” acabou dando origem à palavra.
15 mausoléus famosos pelo mundo
Malas prontas? Vamos à nossa viagem!
1. Mausoléu de Halicarnasso, atual Turquia (destruído) 🇹🇷
Bem, nada mais justo do que começarmos falando do Mausoléu dos Mausoléus, não é mesmo? Aquele que literalmente é o motivo de termos hoje esta palavra.
O Mausoléu de Halicarnasso foi construído para Mausolo e era gigantesco, ornamentado com estátuas e esculturas, uma versão da antiguidade do Taj Mahal, em certo sentido.
Infelizmente, hoje só restam ruínas porque o tempo, guerras e alguns terremotos acabaram por impedir que nós tivéssemos a oportunidade de ver O Mausoléu Original em pé.
O que temos hoje em dia, além das ruínas, são desenhos como este que você viu acima e que se baseiam em relatos da época.
2. As Pirâmides, Egito 🇪🇬
Bem, é claro que você conhece as Pirâmides do Egito. Mas você já tinha se tocado que as pirâmides são, afinal, mausoléus?
Pense sobre isso: um mausoléu nada mais é do que uma construção fúnebre, imponente e duradoura, feita para impressionar na sua magnitude e ser o local de descanso eterno e um ou mais homenageados. E as Pirâmides se enquadram em todos os critérios.
Construídas há milhares de anos com a força do trabalho de milhões de pessoas, as Pirâmides são as imponentes tumbas de alguns dos maiores e mais importantes faraós do Egito Antigo.
3. Taj Mahal, Índia 🇮🇳
Se a palavra “romance” virasse uma construção, seria o Taj Mahal.
Esse mausoléu na Índia foi construído pelo imperador Shah Jahan, em memória de sua esposa Mumtaz Mahal, falecida após dar à luz a seu 14º filho.
A história conta que após dois anos de luto e lágrimas, o príncipe queria algo tão maravilhoso que se tornasse insuperável. E, assim, o Taj Mahal foi construído sob a tumba de sua falecida esposa ao longo de 11 anos. O Taj Mahal é como um cartão de amor gigante em forma de prédio, feito de mármore branco, cheio de detalhes delicados e até hoje não se sabe quem o desenhou.
No fim das contas, um dos mais famosos cartões-postais do mundo, é um mausoléu, que por sua vez, é uma carta de amor de um homem enlutado.
4. Mausoléu de Lênin, Rússia 🇷🇺
Primeiro da lista de construção mais recente – inaugurado em 1930, seis após a morte de Lênin –, este mausoléu na capital russa presta homenagem a Vladimir Ilyich Ulianov, mais conhecido como Vladimir Lênin, líder da revolução russa e um dos fundadores da União Soviética.
O mausoleú de Lênin deve muito da sua fama ao fato de que o ex-mandatário soviético não está enterrado em uma tumba, mas sim exposto! Isso mesmo. Há quase 100 anos o corpo de Lênin segue exposto em um sarcófogo, mumificado, conservado e aberto à visitação.
Confira também: Arte Tumular / Arte Funerária: Tipos, Estilos e Fotos
5. Mausoléu de Qin Shihuang ou Mausoléu do Primeiro Imperador, China 🇨🇳
Qin Shi Huang foi o primeiro imperador da dinastia Quin e aquele unificou os reinos da China. Antes mesmo da sua morte ordenou que fosse construído um mausoléu para seu descanso, parte de uma enorme estrutura mortuária. O detalhe? Estamos falando de um mausoléu subterrâneo, cercado de estátuas de soldados.
O segundo detalhe? A tumba (que é do terceiro século antes de Cristo) foi encontrada apenas nos 1970 e até hoje a tumba não foi tocada. Os relatos que se passaram ano após ano indicam a presença de rios de mercúrio e de armadilhas feitas – ao melhor estilo Indiana Jones.
O motivo final para até hoje não termos chegado até a tumba é o medo de… Destruí-la. Sem termos o entendimento de todos os detalhes da estrutura, há o receio de que qualquer avanço pode danificar as estruturas.
6. La Recoleta, Argentina 🇦🇷
Bem-vindo ao bairro chique das tumbas em Buenos Aires, Argentina. La Recoleta é tipo um condomínio fechado, mas em vez de casas, são túmulos luxuosos. Aqui, você não tem um mausoléu, mas dezenas deles, cada um com sua história e detalhes.
É onde a elite argentina escolhe descansar em paz. Entre esculturas e mausoléus que parecem mini palácios, você encontra os túmulos de figuras históricas, artistas e até mesmo Evita Perón. E se você gosta de necroturismo, La Recoleta é um legítimo museu a céu aberto.
Leia também: Cemitérios Pelo Mundo: La Recoleta (Argentina)
7. Tumba de Ciro, o Grande, Irã 🇮🇷
No Irã, temos a tumba de Ciro, o Grande. Localizada em Pasárgada, a cidade que ele fundou, a tumba é um lugar histórico cheio de relevos e inscrições antigas. Ciro merecia uma despedida à altura, e a tumba faz jus à grandeza desse líder persa.
8. Panteão de Paris, França 🇫🇷
Ah, Paris, a cidade do amor e… mausoléus? Sim, o Panteão de Paris é um mausoléu gigante que abriga os restos de pessoas famosas da França. Quando alguém importante morre, tipo Voltaire ou Marie Curie, eles ganham um lugar de destaque lá.
É como um clube dos notáveis em forma de edifício, e o melhor é que qualquer um pode entrar para dar uma olhadinha nos túmulos dos ilustres franceses.
9. Hôtel des Invalides, França 🇫🇷
Outro mausoléu francês? Sim, porque na França eles gostam de homenagear suas figuras históricas com construções para lá de imponentes.
O Hôtel des Invalides é um mausoléu militar em Paris, e o centro das atenções aqui é a cúpula dourada. Por baixo dela, está o túmulo de Napoleão Bonaparte. Roteiro indisṕensável na Cidade Luz para os fãs de história.
10. Mesquita do Profeta, Arábia Saudita 🇸🇦
Na Arábia Saudita, a Mesquita do Profeta, em Medina, é um lugar sagrado para os muçulmanos. Além de ser um local de oração, a mesquita também abriga o túmulo do Profeta Muhammad.
É um dos lugares mais reverenciados no Islã, e milhões de muçulmanos visitam todos os anos para prestar homenagem ao Profeta.
11. Monumento à Independência do Brasil, São Paulo 🇧🇷
No Brasil, o Monumento à Independência, em São Paulo, é mais do que apenas um lugar bonito para fotos. Sob o monumento, está o mausoléu com os restos mortais de D. Pedro I e de sua esposa, D. Leopoldina. A visita vale muito a pena e tem aquele gostinho de dar um salto no tempo e se conectar com a história do nosso país.
12. Obelisco de São Paulo (Obelisco do Ibirapuera), Brasil 🇧🇷
Mais um para a lista “talvez você não soubesse que isso aqui é um mausoléu”! Em São Paulo, o Obelisco do Ibirapuera não é só uma torre alta no meio do Parque Ibirapuera.
Lá embaixo, no seu “porão”, tem um mausoléu dedicado aos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932. É um lugar que homenageia aqueles que lutaram do lado paulista e um dos mais icônicos monumentos da cidade que nunca dorme.
13. Mausoléu Imperial, Rio de Janeiro, Brasil 🇧🇷
No Rio de Janeiro, o Mausoléu Imperial é o lugar onde vários dos membros da antiga família imperial brasileira descansam. É lá que estão enterradas figuras como D. Pedro II e a Princesa Isabel. Rodeado por jardins bonitos, o mausoléu é um refúgio tranquilo no meio da cidade agitada.
Leia também: Os 11 Cemitérios Mais Famosos do Mundo
14. Lincoln Memorial, EUA 🇺🇸
Nos Estados Unidos, o Lincoln Memorial, em Washington, D.C., é uma espécie de mausoléu ao ar livre. Construído em homenagem ao presidente Abraham Lincoln, o memorial é um lugar onde as pessoas vão para refletir sobre a história americana e homenagear um dos líderes mais icônicos do país.
15. Mausoléu de Hamilton, Escócia 🏴
Na Escócia, o Mausoléu de Hamilton é uma jóia arquitetônica e um tributo à família Hamilton. Localizado em Hamilton, South Lanarkshire, o mausoléu é um exemplo impressionante de arquitetura neoclássica e é o local de descanso final de várias gerações da família Hamilton.
Com seus detalhes decorativos e ambiente tranquilo, é um lugar que atrai não apenas pelos túmulos, mas também pela beleza artística do mausoléu em si.
Curtiu essa lista de mausoléus pelo mundo? Este conteúdo foi produzido com todo o carinho pela equipe do Grupo Zelo, o maior grupo de assistência funerária do Brasil.
Puxe uma cadeira e fique à vontade para conhecer mais do nosso blog e seguir a gente nas redes! Estamos no TikTok, Facebook e Instagram.
Confira nossos artigos favoritos dos leitores na categoria História e Cultura:
- 14 Livros Sobre Luto, Memória e Saudade Para Estudar e Refletir
- O Que É a Alma: Visões Pela História, Filosofia, Bíblia e Diferentes Religiões
- O Que É a Mumificação e Como os Egípcios Antigos nos Ajudam a Entender o Presente?
- Vida Após a Morte: 21 Respostas de Diferentes Fés e Filosofias
- “Post Mortem”: O Que Acontece com o Corpo Após a Morte