Não é segredo que a cremação é uma alternativa para o destino dos nossos restos mortais que vem ganhando popularidade no Brasil. Porém, quando este é o assunto, o que fazer com as cinzas da cremação é uma questão que martela a cabeça de muitas pessoas.
Seja em relação àquilo que desejamos que seja feito com as nossas cinzas, ou qual destino dar às cinzas de um ente querido que optou pela cremação, a questão sobre o que fazer com as cinzas da cremação é relevante. Afinal, se esta for a escolha, nada mais natural do que buscar neste último ato de despedida, também uma última homenagem, não é mesmo?
No artigo de hoje, falamos sobre opções do que fazer com as cinzas da cremação. Passamos por opções tradicionais e tecnológicas; religiosas e seculares; gratuitas e outras, bem, muito caras. Por aqui, acreditamos que conversar sobre a morte é, também, celebrar a vida. Se você chegou até aqui, esperamos que goste desta lista de ideias.
Antes de irmos às ideias, vale destacar que o processo da cremação não adiciona qualquer tipo de químico ou outro material agressivo ao meio ambiente às cinzas. Despejá-las ao mar ou ao solo – duas opções bastantes comuns quando o assunto é o que fazer com as cinzas – não é prejudicial ao meio-ambiente.
Vamos lá?
14 ideias para que o que fazer com as cinzas da cremação
1 – Plantar uma árvore
Com certeza uma das opções mais populares quando falamos sobre o que fazer com as cinzas da cremação. O simbolismo é claro e bonito: do fim, um novo começo. Normalmente se enterra as cinzas em terra fértil junto com uma semente.
Também é possível colocar as cinzas em uma urna biodegradável (de argila, por exemplo) e adicionar a semente.
2 – Jogar ao mar
Como comentamos, as cinzas não causam nenhum dano às águas ou à terra, e esta opção, também muito popular, carrega seu simbolismo que a faz tão popular.
É uma opção que pode ou não ter um significado religioso ou espiritual.
3 – Manter em uma urna em casa
Outra opção bastante popular, as cinzas podem ser mantidas em casa, por exemplo num local de orações, como um santuário, ou em um espaço de homenagem.
4 – Manter em local religioso da fé daquela pessoa ou enterrá-las
Muitas pessoas têm dúvidas se cristão podem ser cremados, ou se isto seria pecado ou contra a doutrina de sua fé.
Sobre este assunto, nós temos um artigo super completo, mas vale destacar que a Igreja Católica autoriza, sim, a cremação, porém recomenda que as cinzas sejam sepultadas ou mantidas em local sagrado, e condena outras práticas.
Já em relação a cristãos protestantes, as recomendações ou entendimento podem variar, mas a maior parte das principais denominações também aceitam a cremação.
5 – Despejá-las em um lugar significativo da pessoa que morreu
Quando pensamos em despejar as cinzas, logo pensamos no mar, mas existem muitas outras opções.
Se a pessoa falecida tinha um parque favorito, um time de futebol que era apaixonado, um jardim que ajudava a cuidar, uma trilha ou caminhada que sempre fazia… Levar e espalhar as cinzas em um local que era amado por aquela pessoa pode ser uma bela opção de homenagem.
6 – Transformar em uma joia
Aqui entramos nas opções mais “diferentonas” – e algumas podem ser mais caras, é verdade.
Quando falamos em transformar em uma joia, são várias as opções. É possível, por exemplo, guardar as cinzas em um pequeno pingente, que é bastante simples e acessível. Por outro lado, é possível também realmente utilizar as cinzas como matéria-prima, seja misturada a resinas específicas ou até para a fabricação de diamantes sintéticos!
7 – Misturar à tinta de uma pintura
Também é possível misturar as cinzas com tinta ou grafite e fazer uma pintura que se transforme em uma homenagem. Outra opção no mesmo sentido é escrever algo com esta tinta – com uma caneta tinteiro, por exemplo. Imagina escrever a letra do poema ou música preferido da pessoa? Pode ser uma bela homenagem.
8 – Transformar em vidro
As cinzas também podem ser usadas para a confecção de objetos de vidro. E, aí, existe todo um universo de homenagens possíveis, não é mesmo?
9 – Colocar em uma ampulheta
Outra opção que não é tão incomum é utilizar as cinzas para encher uma ampulheta. O simbolismo aqui também é bastante claro, embora não seja para todos os gostos.
Leia Também: 11 Curiosidades Sobre Cremação
10 – Levar para uma viagem
Assim como espalhar as cinzas em um lugar significativo para a pessoa falecida, também pode ser bastante bonito espalhá-las ao longo de uma viagem. Imagine, por exemplo, refazer uma especial viagem feita com a pessoa falecida?
11 – Transformar em outro objeto (ou parte dele) que seja significativo
Além de vidro, ampulheta e joias, é possível utilizar as cinzas como parte de uma série de outros objetos.
Pela natureza das cinzas, são muitos os materiais e matérias-primas que é possível misturá-las. Aqui, também, a criatividade é o limite. Há histórias das cinzas sendo usadas em objetos de barro, concreto e muitos outros materiais. Imagina construir um banco no parque favorito daquela pessoa com as cinzas, por exemplo?
12 – Fertilizar o solo
Parecido com plantar uma árvore, tanto na execução como no simbolismo, as cinzas também podem ser utilizadas para fertilizar uma árvore ou outra planta que era cuidada pela pessoa falecida ou em um local significativo para ela.
Confira: 11 Ideias de Homenagem a Alguém Especial que Faleceu
13 – Utilizar em uma tatuagem
Por fim, uma ideia que pode ser bastante polêmica e, definitivamente, não é para todos. Misturar as cinzas à tinta da tatuagem e fazer uma tattoo em homenagem à pessoa falecida é algo que tem ganhado adeptos nos EUA, como conta essa história. Teria coragem?
14 – Literalmente enviar em uma viagem ao espaço
Por fim, também é possível enviar as cinzas para o espaço. Sim, literalmente para o espaço! Algumas empresas já realizam esses serviços, inclusive no Brasil! As cinzas são enviadas para o espaço, onde passarão o resto da eternidade. Alguns serviços do tipo têm opções a partir da faixa de 5 mil dólares – cerca de 25 mil reais.
Tenha um plano funerário com opcional de cremação por apenas R$ 10,00 adicionais
O Grupo Zelo – o maior grupo de assistência funerária do Brasil – oferece o opcional de cremação em seus planos funerários. Os valores são a partir de 10 reais adicionais por mês.
Além, claro, da opção pela cremação para todos os segurados, você conta com:
- Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana
- Ornamentação completa
- Coroa de flores
- Preparação do corpo (tanatopraxia e necromaquiagem)
- Kit lanche para o velório
- Quitação das taxas de velório e cemitério
- Traslado sem limite de quilometragem dentro do território nacional
- Benefícios em vida por meio do nosso programa de benefícios (incluindo descontos em farmácias e consultas particulares).