Como um Plano Funerário Para Família Pode te Ajudar

plano funerário para família

Quem já perdeu um ente querido na vida sabe que a morte, muitas vezes, é inesperada. Nessa difícil situação, infelizmente, lidar com a burocracia e os gastos relacionados a velório, enterro e outros serviços, pode ser uma péssima experiência. A ideia de ter um plano funerário para família visa, exatamente, reduzir ao máximo as preocupações neste momento tão difícil.

Porém, será que a contratação de um plano funerário realmente faz sentido para todas as famílias ou apenas em situações específicas?

Se você tem dúvidas sobre esse serviço, nós vamos conversar aqui sobre a importância dele para a sua família, os seus benefícios (inclusive em vida) e como você pode tomar uma boa decisão sobre a cotnratação de um plano funerário para família.

Boa leitura!

Qual pode ser a importância de um plano funerário para família?

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) aponta que o luto é um processo natural que ocorre em resposta ao rompimento de um vínculo, isto é, “quando perdemos alguém ou algo significativo na nossa vida”.

É um processo que será absorvido aos poucos, e evitar traumas é fundamental para preservar a saúde mental do enlutado.

Além de ser um processo extremamente delicado e doloroso, o enlutamento também perpassa por processos burocráticos. Não se preparar e não se planejar pode tornar o luto ainda mais difícil.

Dentre as principais burocracias que envolvem um funeral, podemos citar:

  • Traslado do corpo até o local do velório e sepultamento, seja para a mesma cidade ou para estados diferentes
  • Preparação do corpo, que envolve tanatopraxia e necromaquiagem
  • Espaço adequado para realizar a cremação (se for o caso)
  • Taxas municipais e do cemitério
  • Organização do velório e espaço para locação
  • Documentação necessária e mais

Portanto, o plano funerário é uma alternativa que permite que qualquer núcleo familiar planeje no futuro, preservando o bem-estar de todos.

Já deu para ter uma boa noção de que um plano funerário é importantíssimo para a sua família, certo? Mas para ficar ainda mais claro, vamos listar os principais benefícios aqui.

3 principais benefícios de um plano funerário para a família

1. Evita grandes preocupações

A perda de um ente querido é sempre um momento difícil e delicado, por isso é importante que a família tenha o conforto e o apoio necessários durante esse período.

Um plano funerário pode oferecer essa assistência, permitindo que a família se concentre em prestar uma despedida adequada e em lidar com sua perda, sem se preocupar com os trâmites e burocracias envolvidos em um funeral.

Com um plano funerário, todos os serviços necessários, desde contato com cemitérios e espaços de velório, até ornamentação e preparação do corpo, serão cuidados por uma empresa especializada.

A única coisa que a família precisa fazer é enviar a documentação necessária.

Os rituais que cercam a morte são fundamentais para que a família processe os estágios do luto, o que é necessário para que as pessoas sigam a vida de forma saudável e equilibrada.

2. Economia

Organizar um funeral pode ser um processo difícil e custoso, especialmente no Brasil, onde o gasto médio de um funeral simples sem plano funerário pode chegar a R$ 2.500, segundo dados do IBGE.

Essa quantia pode ser um grande desafio para muitas famílias, especialmente em um momento em que elas já estão lidando com a perda de um ente querido. Muitos familiares chegam a se assustar com o valor, podendo gerar discussões sobre como dividir essas despesas.

Os dados da FenaPrevi indicam que as mulheres entre 45 e 55 anos tendem a tomar iniciativa em contratar um plano para toda a família. Um dos principais fatores que as levam a procurar por essa adesão é o custo-benefício da assistência funerária

Dependendo do número de familiares e dependentes inclusos em um plano funerário, é possível encontrar valores bem acessíveis, por menos de R$ 10,00 por pessoa.

3. Benefícios em vida

Muitas pessoas acreditam que um plano funerário é uma forma de se preparar apenas para um momento de perda. No entanto, existem opções que oferecem benefícios tanto para o presente quanto para o futuro.

Os planos funerários modernos incluem benefícios em vida, como ter acesso a um clube de vantagens que oferece descontos em lojas parceiras de diversos segmentos. Dentre os principais estabelecimentos podemos citar:

  • Farmácias
  • Clínicas
  • Postos de gasolina
  • Pet shops
  • Academias
  • Óticas
  • Instituições de ensino
  • Restaurantes

Esses benefícios podem ser usufruídos por você e seus dependentes a qualquer momento, e podem representar uma economia significativa no orçamento familiar.

Portanto, um plano funerário não se trata somente de economizar com um funeral, mas também de ter acesso a benefícios que podem ser usufruídos no dia a dia.

Imagine quanto você poderia economizar com descontos em lojas parceiras?

As famílias já perceberam a importância de um plano funerário

Jorge Nasser, presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), destaca o papel social do setor no Relatório FenaPrevi ao proporcionar proteção para milhares de pessoas em momentos cruciais, como o processo de luto.

“Os seguros de pessoas e a previdência privada apoiam o planejamento do presente e futuro. E acreditamos que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da educação financeira e previdenciária”, afirma Nasser no relatório.

Pensar no futuro também é uma forma de viver o presente — e o planejamento, inclusive financeiro, é fundamental para amenizar a dor de perder um ente querido.

A contratação de um plano funerário, por exemplo, é uma alternativa cada vez mais procurada. Só no primeiro bimestre de 2021, a procura por planos funerários cresceu 30%, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo a FenaPrevi.

Segundo as estatísticas, esse percentual tende a aumentar nos próximos anos, pois as famílias já perceberam a importância de um plano funerário e muitas pessoas já usufruíram dos benefícios.

Conheça o melhor plano de assistência familiar funerária do Brasil

Agora você sabe a importância de contratar um plano funerário, com o conhecimento necessário para escolher o melhor serviço.

O Grupo Zelo é o maior grupo de assistência funerária do Brasil e já soma mais de 4 milhões de pessoas amparadas em mais de 2 mil cidades.

Com atendimento 24 horas, estamos sempre à disposição para atender às suas necessidades o mais rápido possível.

Conheça as opções de plano funerário para família do Grupo Zelo e traga tranquilidade para você e sua família nos momentos mais difíceis.

Rolar para cima