7 Filmes Sobre Luto Para Você Assistir

filmes sobre luto

Pode não parecer, mas assistir filmes sobre luto é capaz de ajudar naqueles dias que ainda estamos tentando compreender a perda de alguém.

É sempre um momento muito difícil, mas algumas reflexões valem a pena para que você possa ressignificar uma perda. Claro, o processo de luto é totalmente individual, ou seja, cada um tem a sua própria maneira de interpretar esse vazio e tempo para reduzir essa dor.

Dessa forma, esses sentimentos de tristeza podem ser minimizados por diversas ações, como passar um tempo sozinho ou com amigos, frequentar cerimônias religiosas, participar de homenagens e, inclusive, buscar nas artes – como o cinema, livros, séries – uma forma de viver seus sentimentos.

Portanto, cabe a você escolher o que mais se identifica para contrabalancear a dor da perda de quem partiu. Independente do que for, é importante que acalme o seu coração e a sua mente.

Então, se você ama ficar um tempo em frente à TV, então não pode perder a lista de filmes sobre luto que separamos para você. Confira!

Filmes sobre luto: 7 obras que te ajudarão com um novo significado

Um estudo da Universidade Estadual de Ohio, dos Estados Unidos, revelou que assistir filmes dramáticos deixam as pessoas mais felizes.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão quando perceberam que os participantes se sentiram mais gratos pelo que tinham e identificaram pontos positivos nas suas vidas.

Por outro lado, os filmes sobre luto ajudaram os participantes que tiveram perdas, entendendo que todos vivem momentos difíceis, que é um processo natural e que dá para ressignificar isso de muitas formas.

“Histórias trágicas geralmente abordam temas como amor eterno, e isso leva os espectadores a pensarem sobre seus próprios entes queridos”, diz Silvia Knobloch-Westerwick, principal autora da pesquisa.

Agora que você sabe a importância dos filmes durante um período difícil, vamos a nossa lista.

Avisamos que você pode ler possíveis spoilers, ou seja, saber de acontecimentos importantes para a trama.

1. Como Eu Era Antes de Você (2016)

Se vamos falar de luto, este filme não pode faltar em nenhuma lista. Se você pensa que essas ficções precisam ser “deprê”, esta obra vai mudar a sua percepção.

“Como Eu Era Antes de Você” conta a história de um milionário que adora praticar esportes radicais, até que um dia sofre um acidente que o deixa paralítico.

Desde então, ele precisa ficar em uma cadeira de rodas e necessita da atenção de uma cuidadora super divertida.

No decorrer da história, os dois acabam se apaixonando e o filme ensina muito como agir diante da perda de um amor, seja ele namorado ou marido, por exemplo.

Onde Assistir: Prime Video, Globo Play e Claro TV+

2. P.S. Eu Te Amo (2008)

“P.S. Eu Te Amo” é um clássico por si só e muito inspirador para superar as dores do luto. No processo de entender uma vida sem determinada pessoa, o filme nos faz perceber que o vínculo afetivo continua.

O drama relata a vida amorosa de um casal muito apaixonado, quando um deles acaba partindo e o outro entra em um estado crítico de depressão.

O enlutado acaba descobrindo que o falecido escreveu cartas para ajudá-lo a superar essa perda e, melhor ainda, que serviram de guia para um recomeço.

Onde Assistir: Prime Video

3. UP – Altas Aventuras (2009)

Quem disse que uma animação da Pixar/Disney é apenas para crianças? “UP – Altas Aventuras” é um filme que sabe muito bem equilibrar a comédia com o drama.

Na obra, acompanhamos a vida de Carl, um idoso que vive em luto profundo após perder a sua esposa, Ellie.

As maiores lembranças que Carl tem de Ellie são da sua casa, a qual os dois construíram juntos. Porém, uma construtora quer fazer de tudo para retirar o imóvel do terreno.

Para manter a lembrança viva, Carl ergue a casa com balões e voa para uma aventura com uma amizade inesperada, um jovem escoteiro de apenas 8 anos de idade.

Com a história, podemos aprender que o amor ultrapassa bens materiais.

Onde Assistir: Disney+

4. Beleza Oculta (2016)

Para muitos, a morte de um filho nunca será parte do processo natural da vida. É isso que vive Howard, interpretado por Will Smith, no filme “Beleza Oculta”.

A partir dessa tragédia, o pai vive um momento delicado, se afasta dos amigos e até do trabalho. Então, ele encontra uma maneira de aliviar as suas dores: escrever cartas para a morte, o tempo e o amor.

Os sócios da empresa que Howard trabalhou buscam uma maneira de ajudar e as cartas dão respostas importantes para um recomeço neste maravilhoso filme sobre luto.

Onde Assistir: HBO Max

5. Ma Ma (2015)

O filme conta a história de Magda, uma professora desempregada e mãe solteira, que tem a sua vida abalada quando é diagnosticada com um câncer de mama em estágio avançado.

Apesar disso tudo, ela ainda descobre que está grávida, complicando ainda mais a sua situação. Mesmo com tanta dificuldade, Magda, seus filhos e um novo companheiro enfrentam tudo positivamente.

O filme é um retrato de muitas famílias que perdem entes queridos para o câncer e, mesmo triste, não deixa de ser otimista e apresenta uma reinvenção da vida.

Curiosidade: o título do filme faz uma analogia à doença e à forma como muitas crianças chamam as suas mães, ‘mama’.

Onde Assistir: Prime Video

6. Midsommar – O Mal Não Espera a Noite (2019)

Atenção, este é apenas para os fãs de terror e pessoas que não são particularmente sensíveis a filmes do gênero.

Aqui temos a história de Dani, uma garota que tenta seguir a vida após a morte trágica de seu irmão. Após o ocorrido, Dani viaja com o namorado e alguns amigos para a Suécia, onde irão participar de um festival que marca o início do verão.

A partir deste momento o que temos é em parte a história de uma pequena vila na Suécia que ainda segue rituais pagãos há muito esquecidos, mas também um retrato de como a enlutada Dani lida com o absurdo das situações ao seu redor em meio à dor e a fragilidade da perda.

Como comentamos, é essencialmente um filme de terror e algumas das cenas podem ser chocantes para algumas pessoas. Não recomendamos caso você não esteja acostumado ou seja sensível a filmes do tipo.

Onde Assistir: Globo Play

7. Personal Shopper (2016)

Neste filme de 2016 temos Maureen (Kristen Stewart, de Crepúsculo) interpretando uma jovem americana que mora em Paris e trabalha como personal shopper, uma espécie de assistente de compras para pessoas ricas.

Maureen cresceu compartilhando com seu irmão experiências mediúnicas e agora recomeça a vida sem a companhia dele, recém-falecido, enquanto tenta entender se o irmão tem alguma mensagem que gostaria de enviar para ela.

Embora possa parecer, à primeira vista, um “filme de fantasmas”, Personal Shopper é um drama sobre a perda, luto e como viver este processo. Pode ser um filme especialmente interessante e tocante para aqueles que compartilham ou têm interesse na fé espírita.

Onde Assistir: Apple TV+ ou Google Play, ambos por aluguel.

+1 Série Sobre Luto: After Life (2019)

Se você é mais Time Séries do que Time Filmes, ou se gostaria de ver o tema do luto sendo tratado em uma comédia, temos uma dica extra para você, a série inglesa After Life (algo como “pós-vida” em uma tradução livre).

Nela acompanhamos a história de Tony Johnson (Ricky Gervais), um jornalista que lida com o trauma e o luto da perda da esposa e decide se tornar uma pessoa fria, que diz tudo o que pensa e pouco se importa com o sentimento dos outros, na esperança de assim afastar todos que querem ajudá-lo.

É uma premissa dura, não é mesmo? Porém, acredite, é o início de uma comédia super sensível e tocante sobre luto, recuperação e amor, conforme assistimos Tony reencontrar, bem pouco a pouco, razões para querer viver. A série tem três temporadas, já foi encerrada, e tem o mérito de mostrar o processo de luto como algo lento, feito de idas e vindas, e que não desaparece do dia para a noite. 

Alguns dos momentos mais bonitos da série são quando assistimos Tony rememorar a esposa falecida por meio das gravações que ela deixou para ele já bastante doente. Ricky Gervais é vencedor do Globo de Ouro e um dos criadores da versão original da premiadíssima série The Office.

Onde Assistir: Netflix

Você faz o seu recomeço

O luto, como já falamos aqui, é um processo bastante individual e cabe a você decidir como irá recomeçar e quanto tempo precisará para se recuperar.

Com a nossa lista de 7 filmes sobre luto (e uma série), queremos deixar claro que não estamos recomendando que você se feche em um quarto escuro, ligue a TV e passe dias e noites vendo filmes até a dor passar.

Para todos que passaram por perdas, é importante tentar manter a rotina, conversar com amigos e familiares que você gosta e buscar ajuda profissional se for necessário.

Como já dizia o escritor José Saramago, “dar tempo ao tempo” é fundamental para reorganizar a vida e seguir em frente com o que temos.

Portanto, se você ama assistir filmes, esperamos que essa lista possa ajudar você de alguma forma. Como comentamos lá no comecinho deste artigo, entre as muitas formas de viver o luto, a arte pode ser uma delas. Seja por meio de filmes, séries, músicas ou na forma que mais se conectar com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima