Sonhar Com Morte: O Que a Psicologia, a Bíblia e Diferentes Fés Dizem Sobre o Tema

sonhar com a morte

Quem nunca acordou no meio da noite com um sonho em que se via morrendo ou mesmo um familiar ou amigo em uma situação de morte? Seja por estar passando por algum momento ruim, seja por circunstâncias que nem sempre podem ser compreendidas, o que significa quando sonhar com a morte?

Apesar de muito popular, não existe uma resposta certa sobre o assunto. O melhor caminho, então, é conhecer as mais diferentes visões sobre o tema, não acha? Pensando nisso, reunimos o que a psicologia e as diferentes áreas falam sobre o assunto, mas também trouxemos uma visão sobre fé, religião e espiritualidade.

Continue a leitura para tentar entender um pouco mais sobre o que significa sonhar com a morte!

O que significa quando sonhamos com a morte para a psicologia?

Por mais lúdico que se trate o tema, os sonhos também são objeto de estudos na psicologia, mas como a psicanálise e outros ramos dessa área enxergam o que significa sonhar com a morte?

1. Perspectiva da psicanálise sobre sonhos com a morte

A psicanálise entende os sonhos como uma janela para o nosso inconsciente. Sigmund Freud, referência na área, acreditava que sonhos com a morte não necessariamente eram uma previsão da morte de alguém, mas que eram, na verdade, a representação do fim de um capítulo na vida daquela pessoa.

Ou seja, esses sonhos podem simbolizar a “morte” de uma parte de nós mesmos, como velhos hábitos, atitudes ou um relacionamento que não faz mais sentido. Em “A Interpretação dos Sonhos”, Freud explica que sonhar com a morte muitas vezes é um reflexo dos nossos conflitos internos e lutas psicológicas.

2. Interpretações modernas de sonhos com a morte

Além da psicanálise freudiana, outras correntes da psicologia também oferecem interpretações para sonhos com morte. Jung, outro grande nome da psicologia, via os sonhos como um meio do inconsciente comunicar com o consciente, ajudando a pessoa a alcançar a integração das diferentes partes do self.

Além disso, para Jung, a morte em sonhos pode representar a “morte psíquica”, em que partes da personalidade são descartadas para dar espaço a novos aspectos ou percepções sobre si mesmo. Assim, esses sonhos poderiam ser vistos como um sinal positivo de transformação e crescimento pessoal, assim como Freud.

3. Como a psicologia comportamental vê os sonhos com a morte

Já a psicologia comportamental interpreta os sonhos como um reflexo baseado em comportamentos observáveis e experiências de aprendizagem. Ou seja, sonhar com a morte pode ser uma resposta a ansiedades específicas ou medos que foram condicionados por experiências passadas.

Basicamente, a ideia é que os sonhos são um reflexo do que está acontecendo na sua vida. Quando você está em um momento de estresse ou está enfrentando situações que fazem relembrar momentos difíceis ou de perda, medos ou traumas.

Por mais que existam inúmeras visões e entendimentos na psicologia sobre o que significa sonhar com a morte, o mais importante é enxergar como uma ferramenta para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, usando como guias para entender melhor a nós mesmos e quem está ao nosso redor.

O que significa sonhar com a morte na religião, fé ou espiritualidade?

Mas também é importante olharmos para outro lado também: afinal, nem todas as respostas estão nos estudos, não é mesmo? O que, então, as diferentes religiões, fés e espiritualidades falam sobre o tema?

1. Sonhos com morte no cristianismo

No cristianismo, sonhar com a morte pode ser visto de várias maneiras: em alguns casos, pode ser interpretado como uma mensagem divina advertindo sobre a necessidade de mudança ou arrependimento em certos aspectos da vida do sonhador.

Nesse contexto, a morte simboliza o fim de comportamentos vistos como pecaminosos dentro da religião e o início de um novo caminho espiritual. Além disso, também se conecta com a morte de Jesus Cristo, como um símbolo de sacrifício e renascimento espiritual, incentivando os fieis a refletirem sobre sua fé e redenção.

Quando lemos a Bíblia, é bastante clara a ideia de que Deus pode se comunicar conosco por meio dos sonhos. Isso aparece, por exemplo, em Mateus 2:12:

“E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho”.

Mateus 2:12

Em Números 12:6 isso também fica bastante claro:

“(…) e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.”

Números 12:6

No entanto, os textos também alertam que nem todo sonho vem de Deus. Os sonhos também podem ser banais, sem significado, ou uma mensagem d’O Inimigo, como vimos em Jeremias 23:26-27:

“Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes? Eles imaginam que os sonhos que contam uns aos outros farão o povo esquecer o meu nome, assim como os seus antepassados esqueceram o meu nome por causa de Baal”.

Jeremias 23:26-27

Podemos concluir que na fé cristão, embora um sonho (com a morte ou qualquer outro) possa ser uma mensagem divina, também pode ser uma banalidade ou uma enganação. Se você é cristã, uma boa ideia é conversar e buscar orientação sobre o tema com o padre ou pastor da sua confiança.

2. Perspectivas do hinduísmo e do budismo

Outras religiões, como o hinduísmo e o budismo enxergam a morte como parte do ciclo natural da vida, incluindo o renascimento. Sendo assim, sonhar com a morte nessas tradições pode indicar a liberação do karma e o início de um novo ciclo de reencarnações.

Assim como muitas das outras visões sobre esse assunto, os sonhos são vistos como um sinal para o indivíduo considerar as lições aprendidas em sua vida e como elas podem influenciar seu progresso espiritual em futuras existências ou melhorar o que está fazendo atualmente.

3. Interpretações islâmicas de sonhos com morte

Já no Islã, os sonhos são considerados uma forma de revelação divina, e sonhar com a morte não é exceção. Esses sonhos podem ser interpretados como um aviso ou um lembrete da inevitabilidade da morte, incentivando o sonhador a refletir sobre sua vida, seus atos e a importância do arrependimento.

Dentro dessa interpretação, o sonho com a morte funciona como um lembrete para viver uma vida dentro dos ensinamentos islâmicos, sempre consciente do julgamento final.

4. Visões espiritualistas e metafísicas

Na espiritualidade mais ampla, que abrange várias crenças metafísicas, sonhar com a morte fala bastante sobre a transformação e o crescimento pessoal. Assim como outras visões reforçam, um período em que talvez seja ideal tomar decisões mais definitivas ou aproveitar um novo período em sua vida.

Pode ser um indicativo de que o sonhador está passando por uma fase de transição, deixando para trás velhas ideias e comportamentos que não servem mais. Nesse caso, a morte simboliza o fim de um estado e o começo de outro, marcando um período de grande evolução pessoal e espiritual.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre essas diferentes visões sobre o que significa sonhar com a morte, o mais importante é encarar esses sonhos como oportunidades para introspecção.

Baixe grátis clicando aqui ou na imagem abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima